Na foto: Janaina que pariu Davi no dia 13/03. VBAC após 1 ano e 6 meses.

Quantas mulheres já ouviram falar que quem faz uma cesárea não pode ter parto normal depois?
Poisé, isso é mito! Além de poder, estudos mostram que os riscos são mínimos e que as mulheres devem considerar essa idéia.

Ter um parto vaginal após uma cesárea tem nome, VBAC ( vaginal birth after c-section) em português
“Parto Vaginal após Cesárea”.

O parto é um momento único na vida da mulher e a cesárea pode salvar vidas, mas quando feita sem necessidade ela coloca em risco a vida da mãe e do bebê, no momento e a longo prazo.

O que é preciso para ter um VBAC?
Em primeiro ter um obstetra que apoie a idéia, médicos cesarianistas vão tentar empurrar outra cesárea. Além disso o recomendado é que tenha um intervalo de 2 anos da cesárea para o parto ( porém é possível fazer com menos tempo), quanto maior intervalo maiores as chances de sucesso. Mulheres que entraram em TP antes da cesárea tem maiores chances de sucesso do que as outras.

É possível ter um VBAC domiciliar?
Sim, e no exterior é comum. Porém, depende do médico também, mesmo médicos humanizados seguem protolocos diferentes.

É seguro?
Sim, o risco de ruptura uterina é de apenas 0,5% ou menos. O parto vaginal após a cesárea é mais seguro do que ter outra cesárea. Porém, é preciso avaliação individual da paciente e como a cesárea anterior foi feita.

Pode induzir o parto em caso de VBAC?
Sim, mas não com ocitocina. Ela pode ser usada para conduzir o parto, isso é aumentar as contrações e acelerar o parto. Para indução do parto em caso com uma cesárea anterior são usados outros métodos, o mais comum é o uso da sonda de foley.

Se você quer ter um parto normal NÃO desista, vá atrás, encontre o médico certo para você, contrate uma Doula e seja feliz!!

Cris De Melo
Mâe da Sofia ( 5 anos)
que pretende ter um VBAC! 

Categorias: Relatos de Partos !!

3 comentários

Amanda · 17 de março de 2012 às 1:23

Cris,
Você sabe dizer se o intervalo entre os partos (desejável) deve ser de dois anos caso tenha ocorrido uma cesária, mesmo o último parto sendo normal(VBAC)?

Cris Doula · 17 de março de 2012 às 4:59

Amanda, não existe um tempo recomendável na verdade, mas sabemos que tendo 2 anos entre uma cesárea e outra, as chances de sucesso são maiores.
Se você já teve um parto normal depois de uma cesárea, fique tranquila, e faça outro parto normal.
Ps: Eu já acompanhei um parto assim, ela tinha uma cesárea de 7 anos, um parto normal de 3 anos ( induzido com ocitocina que não é recomendável) e depois pariu comigo de maneira natural em um hospital público!

Amanda · 17 de março de 2012 às 12:21

Obrigada pela resposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *