Antes mesmo de pensar em engravidar já tinha em mente que queria meu parto fosse de forma natural e namorei muito as informações da Cris (na época do blog ainda!!!). E foi por indicação dela que marquei minha consulta com o Dr. Fernando Pupin quando descobri que estava grávida. Minha descoberta da gravidez foi meio no susto!! Apesar de querer engravidar, não imaginávamos que seria tão cedo, e com apenas dois dias de atraso de minha menstruação já tinha certeza que estava grávida.

Depois de toda a comemoração  da família, começa a contagem regressiva das semanas para a chegada da Cecília.Durante minha gravidez tudo correu super tranquilo, me levando cada vez mais para um parto natural. E de repente já estava de 39 semanas!!!

Trabalhei normalmente até dia 07/05 e após o trabalho tinha consulta semanal de rotina. Nesta consulta o Dr. Fernando descolou as membranas…. que coisa dolorida!!!! Lembro que a Cris me ligou e perguntou: Foi tudo bem? E eu respondi: Nãããão…. doeu muito!!!

No dia seguinte percebo que perdi o tampão mucoso. A ansiedade a mil…… mas tinha que esperar mais um pouquinho! Dia 09/05 estava comemorando o aniversário do meu afilhado e entre um bolinho e uma corridinha para soltar pipa com ele percebo que as contrações que antes eram de ensaio estão mais frequentes e doloridinhas. Lembro que quando estávamos indo embora passei na casa da mãe do meu marido e disse: Aproveitem para ver minha barriga grandona pela última vez, acho que amanhã a Cecília chega!!!!…. Não poderia estar mais certa!!

Depois da 20h eu e o Éder passamos a contar as contrações. De 20 em 20 minutos, depois de uma hora baixando para 10 em 10… decididamente estas contrações eram doloridas!!! Neste momento já começamos a trocar mensagens com a Cris… coitada!!! Acabamos com o sono dela!!!

Rapidinho as contrações passaram para de 5 em 5 minutos e em uma das mensagens a Cris recomentou dormir. Mas como?!?!? A ansiedade era tão grande que eu não conseguia… então o jeito era banho quente. Que maravilha!!!!!  Eu no chuveiro sentada em um banquinho e meu maridão tocando violão para Cecília…. apesar das contrações doloridas, meu trabalho de parto foi uma delícia!!!


Contrações a cada 3 minutos e a Cris deu seu aval: – Quando achar que elas estão difíceis de aguentar pode ir para maternidade. E quando eram 4h30min decidimos que era melhor ir.Chegando à maternidade o plantonista me examinou confirmando o trabalho de parto e informando que já estou com 5 centímetros… nada mal! Segundo ele ganharia bebê aproximadamente às 09h?!?! Triste engano!!!

Cris já estava a caminho e o Dr. Fernando também…. aproveito e fico no quarto relaxando um pouquinho na bola. Quando a Cris chegou conversamos um pouquinho, e logo depois ela já propôs uma caminhadinha. Lembro que desde o dia anterior não consegui comer nada e para ajudar quando estamos quase terminando a caminha comecei a vomitar. As contrações iam e vinham cada vez mais forte e só o chuveiro e a banheira para resolver. Quando o médico chegou, fez o exame de toque e já estava com 7 centímetros… fiquei super feliz… até o próximo exame de toque horas depois mostrando que ainda estava com 7 centímetros.

O cansaço começou a bater, as dores só amenizavam com muuuuuita massagem e os óleos mágicos que a Cris trouxe. Coitados… acho que meu marido e ela já não aguentavam mais massagear…. mas era tão bom!!!!Já era 12h….. ainda com 7 centímetros, muuuuuita dor, cansaço, sem comer, sem dormir… nessa hora é que você realmente sabe o sentido de trabalho de parto!!!

Meu objetivo era uma parto natural… sem nenhuma intervenção. Tanto a Cris quanto o Dr. Fernando já estavam cientes. Mas acho que meu cansaço estava tão aparente, eu não saindo dos 7 centímetros de dilatação… e foi então que um dos momentos mais marcantes do meu trabalho de parto aconteceu….. a hora de propor uma analgesia. As contrações iam e vinham, e em um dos intervalos eles me lembraram que existiam um plano B (em nenhum momento expressaram a opinião deles, só me passaram a informação) que seria uma analgesia para aliviar um pouco a dor e me dar mais gás para o finalzinho do trabalho de parto. Eles me falaram sobre as possibilidades e em um sinal de respeito comigo e com meu esposo nos deixaram à sós na sala de parto, para que somente nós tomássemos a decisão. Nesta hora ficou mais do que claro realmente que o parto era MEU!!!

E foi com toda esta privacidade que eu e meu marido decidimos que o melhor seria a analgesia.  Lembro que após a analgesia a Cris deixou que eu dormisse um pouquinho no centro cirúrgico e quando acordei e fui para o quarto (já era 12h45min) já estava com dilatação total!!! Agora era deixar minha Cecilia descer!!

Dr. Fernando só observando e cuidando sem interferir no processo natural.

Bola, banquinho de cócoras, fazer força…. foi nesse embalo que comecei a ver a cabeça do meu bebê aparecendo… Cris e seu espelhinho!!!!

Quando a cabecinha começou a aparecer fui para banheira. Já era quase 14h e a analgesia já começava a passar pois as contrações voltaram a ser doloridas. Na banheira apoiada por meu maridão e pela Cris comecei a empurrar, lembro que a cabeça dela saiu e a Cris brincava dizendo que era cabeluda!!! Quanta lembrança ótima!!! Mais algumas força e com uma ajudinha do Dr. Fernando ela nasceu… vindo direto para os meus braços, linda, cheirosa, gordinha e perfeita. Toda nossa, ficando com quem a fez… a Cecília ficou no meu colo, onde esperamos o cordão parar de pulsar e aí então o papai pode cortá-lo. Nós a fizemos e nós a trouxemos ao mundo – com a ajudinha de pessoas muito especiais!!!

Agradeço por todo o apoio e carinho, mas agradeço principalmente ao respeito que foi dado ao meu momento, à minha filha, ao meu parto!!!

Mioara.

Cris – Parabéns querida e muito obrigada pela honra de nos convidar para acompanhar esse momento mágico, fico muito feliz que tenhas ficado tão safisfeita com tudo. Mil beijos da sua doula.

Para ver todas as fotos do parto : http://caroldiasfotografia.com.br/?p=2074#more-2074

Cris de Melo
Doula 


1 comentário

Camila Lima · 8 de setembro de 2012 às 6:20

Nascimentos dignos muito me agradam!
Parabéns pelo trabalho Cris!
Beijããão!

=D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *