É muito comum quando você fala que trabalha com partos naturais, quando você fala que vai fazer um parto natural e não uma cesárea, que alguém fale que você é louca. Além de te chamarem de alguma coisa negativa, ainda dizem que o parto normal não tem nada de normal.

Esses dias na cantina de uma maternidade particular ( eu como sou uma pessoa nada tímida kkkk) fiquei conversando com alguns profissionais da maternidade, uso uma camiseta com o meu logo de Doula e as pessoas sempre perguntam o que significa. Neste dia uma das profissionais disse ter feito um parto anormal, e ainda brincou: ” A Cris vai brigar comigo!”. E eu disse que não, porque eu também já vi parto anormal!
Seria hipocrisia dizer que todo parto é lindo, porque nós sabemos que muitas mulheres sofrem e muito, sem necessidade alguma. Profissionais sem um pingo de bom senso, de carinho, tratam as parturientes como ” só mais uma”, e erram tanto no atendimento a essas parturientes que acabam em tragédias.

Esse é um dos motivos que leva as gestantes a marcarem cesárea, a pagar, pegar empréstimoooos para fazer uma cesárea particular. O medo de sofrer, o medo de algo dar errado, sabendo que poderia muitas vezes ter sido evitado. Gente, a vida é feita de riscos, tudo na vida oferece riscos, e existem infelizmente fatalidades, mas muitas tragédias em partos poderiam ter sido evitadas.

Mas é importante saber que o parto PODE E DEVE ser um momento maravilhoso, transformador, incrível e inesquecível!!!! Para isso é muito importante que a gestante se informe durante a gravidez, informe-se qual a melhor maternidade/hospital para parir ( eu aconselho o parto em casa, com certeza o atendimento será bemmmmm diferente.) Tenham um médico a favor do parto natural, e não um médico que diz ” Ah querida, no final da gestação a gente decide!!” NÃOOOO Sr. Doutor o certo é você dizer ” Não se preocupe, você tem tudo para ter um parto natural.”

Livrem-se de obstetras da adolescência, já cansei de ver mulheres caindo em cesáreas sem necessidade, mal indicadas porque não queriam trocar de médico. Esse momento é de vocês, tenham tempo para fazer essas decisões, procurem uma Doula experiente na sua cidade, pesquise sobre ela, veja as referências, façam as escolhas CERTAS!

Não, nada disso vai garantir um parto maravilhoso, na vida nada é garantido, e Obstetrícia é uma caixinha de surpresas! Mas TUDO ISSO diminui e muitoo as chances de terem uma experiência traumática!
Prepare-se para o parto, estar informada de como o processo do parto funciona evita com que a gestante vá muito cedo para maternidade e sofra várias intervenções desnecessárias, estar preparada, ter alguém preparado ao seu lado faz com que o trabalho de parto seja mais rápido e fácil.

Esse post é para conscientizar as mulheres que o problema não é o parto normal, e sim o péssimo atendimento que a grande maioria das mulheres recebem no Brasil. Se o atendimento ao parto melhorasse em nosso país, com certeza as taxas de cesáreas diminuiriam, inclusive no SUS onde várias mulheres hoje já conseguem agendar a cirurgia!

Leia, informe-se, invista, prepare-se e tenham todas um parto maravilhoso!

Cristina Melo
Mãe da Sofia & Doula


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *