Foto: Google

Foto: Google

A data provável do parto (DPP) é definida através de um cálculo com a data da última menstruação (DUM) e o primeiro ultrassom. Essa data serve APENAS para que profissionais e gestantes saibam que é provável que o bebê nasça duas semanas antes ou duas semanas depois. Não quer dizer que o bebê vá nascer neste dia já que apenas 4% dos bebês virão na data provável.

Mas a grande maioria das pessoas entende que esta data provável é o prazo final para que o bebê venha ao mundo. Se a data chega e o bebê não nasce começam a se preocupar já que o bebê ”passou da data, do prazo etc” A dica então que  dou é dizer que o bebê tem até o dia X que equivale a 42 semanas para nascer. Então se a sua DPP é 10/08 coloque mais duas semanas e esse sim será o seu ”limite” ou prazo.

Contar meses não faz sentido algum, já que com 36 semanas a gestante já completa 9 meses (já que todo mundo conta que o mês tem 4 semanas, quando na verdade não tem rsrsrs). Com essa idade gestacional o bebê ainda é considerado prematuro. Apenas depois de 37 semanas ele é considerado a termo, e apenas após 40 semanas o bebê é considerado pronto pois a gestação completa seus 280 dias.

Outra coisa importante é que é impossível saber exatamente de quantas semanas você está mesmo com ultrassom feito no início da gestação, a chance do bebê ter menos semanas do que se acha é comum. Por isso o Brasil tem uma taxa de partos prematuros tão alta, já que a maioria das mulheres e médicos agendam cesáreas eletivas e/ou induções de parto antes do necessário. A orientação para quem quer fazer uma cesárea é aguardar sempre o início do trabalho de parto, assim existe a certeza de que o bebê está pronto. Se não for possível ou se a gestante não quiser esperar, deve-se marcar com pelo menos 39 semanas de gestação. Antes disso o risco de ter um bebê prematuro e/ou com problemas respiratórios aumenta consideravelmente.

Então gestante guarde essa data para você e lembre-se que o bebê nascerá quando estiver pronto.

Boa hora,

Cris Doula


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *