images (3)

Bebê encaixado na pelve

Essa é outra dúvida bem comum que aparece aqui!
O bebê ”encaixar” é quando a cabeça entra na pelve da mãe. Isso geralmente acontece entre 36 e 38 semanas na primeira gestação, porém alguns bebês só fazem esse movimento durante o trabalho de parto. Mulheres que já pariram geralmente o encaixe acontece junto do ”apagamento” do colo durante o trabalho de parto.

Como saber se o bebê encaixou?
Geralmente a gestante percebe pois passa a sentir uma pressão em cima da bexiga, pontadas na vagina e dificuldade para caminhar. A barriga também ”desce” facilitando a respiração da mãe.
Lembrando que nada na obstetrícia é exato, o que uma mulher sente, outra pode não sentir e não tem nada de errado nisso. Na consulta pré-natal o obstetra ou parteira consegue saber apenas apalpando a barriga, pois ao apalpar a cabeça sente que ela não se movimenta.
Depois que esse processo ocorre não tem como o bebê ”desencaixar” pois o espaço é apertado, e com a cabeça sendo a maior parte e mais pesada, ela permanece para baixo.

Quais as razões para o bebê não encaixar?
– Um bebê com a cabeça grande para a pelve da mãe;
– Um bebê em uma posição diferente como pélvicos ou em OS (quando a cabeça está virada ao contrário);
– Quando a placenta está bloqueando (placenta prévia);
– Quando a mulher já pariu, provavelmente o encaixe ocorrerá apenas no parto;

engagement_thumb_thumb
O que fazer para ajudar?
Caminhar é sempre uma boa maneira de ajudar a cabeça a descer, assim como a bola suíça.

Como saber se o bebê é muito grande para passar?
A única maneira de saber se o bebê vai passar pela pelve ou não é aguardando o trabalho de parto. Já vi bebês de 3kg que não desceram e bebês de 5kg nascer de parto normal. Sim, o maior bebê que vi nascer pesava 5.100kg, nasceu na água em um parto rápido. Portanto só é possível diagnosticar ”desproporção céfalo-pélvica” quando a mulher está com dilatação total, em período expulsivo por 3 horas ou mais, sem evolução. Um bebê em posição OS (quando a cabeça está ”olhando” para a barriga da mãe e não para as costas) vai levar mais tempo para descer. Mesmo nessa posição o parto normal É possível, mas como demora mais, e é mais doloroso para a mãe, o parto acaba virando cesariana. Ter um obstetra experiente com partos normais ajuda muito, tanto a fazer esse diagnóstico quanto a esperar o bebê fazer o giro necessário. Uma doula também vai ajudar a mulher com posições que facilitam o giro, a diminuir a dor com métodos naturais, fazendo com que o parto aconteça.

ldc_session2_fig7
E se o bebê não encaixar? Preciso de uma cesárea?
NÃO! Como já foi falado, alguns bebês só vão encaixar na pelve quando o trabalho de parto evoluir. Com a pressão do útero empurrando o bebê para baixo. Portanto, não se preocupe, a natureza saberá o que fazer e a equipe de parto saberá diagnosticar qualquer problema.

Cristina Melo
Doula


16 comentários

Camille Bastos · 3 de dezembro de 2016 às 23:55

Oi!! O titulo da sua postagem é uma pergunta que não entendi a resposta 🙂 é que justamente é a minha duvida, sentir o bebe bem baixo “encaixado” ou não e depois senti-lo alto outra vez. Por algum motivo desencaixou ou nunca esteve encaixado. Ou o bebe estava bem baixo e acabou voltando a subir um pouco..
é possivel?
Obrigada!

Cris Doula · 8 de dezembro de 2016 às 0:08

A altura do bebê pode variar. Mas depois que ele encaixa na pelve ele não desencaixa (e não sobe) mais. Bjs

Elaine Claudia Hofman Bazet · 16 de fevereiro de 2017 às 21:59

E quanto tempo depois de encaixado ele nasce?

Robertha · 18 de fevereiro de 2017 às 12:27

Minha bb está encaixada dês das 31 semanas
É possível ela se desencaixar???
Eu estou cm 38 semanas

Juliana · 9 de março de 2017 às 10:21

Oi minha bebê sempre esteve encaixada estou de 24 semanas e 7 dias ela pode virar ou fica assim até o parto?

daiana · 4 de novembro de 2017 às 18:45

Se o bb estiver virado, mas n encaixado, com 30 semanas, ate a hora de nascer ele pode desvirar?

Nebia Miele · 11 de dezembro de 2017 às 14:25

Boa tarde preciso de ajuda pra entender.
Eu estou na minha 4 gestacao de 7 meses.Minhas outras foram cesareas por acontecidos.
Meu primeiro mudou o convenio precisei de um gine no ultimo mes e estava com o cordao ai fez a cesarea.Meu segundo senti todas dores estava chegando 8 dedos peguei uma plantonista pelo publico nao teve paciencia nao sei subi pra crsarea.A minha 3 tive por causa da pressao e nasceu de 8 meses.
Essa esta tudo normal ate o medico disse que esta encaixada mas vai ter que marcar o parto e estou em carencia entao sera pelo sus gostaria muito de ter normal e tenho certeza que vira e nao entendo por nao poder

ANDREIA DOS SANTOS SOARES · 11 de dezembro de 2017 às 18:23

Pessoal como ela mesmo disse e vcs não estão lendo , o bebê que encaixa não sobe mais

Alê · 25 de dezembro de 2017 às 15:03

A minha tava encaixada e na ultima consulta ela não tava mas,acredito q vária de pessoa pra pessoa

Katia · 29 de dezembro de 2017 às 0:11

É possível saber se o bebê está em postura OS durante o trabalho de parto? Caso a cabeça não vá para a posição normal de nascimento é ainda possível nascer de parto vaginal?

Taty · 3 de junho de 2018 às 14:36

As Vezes sinto está encaixa e vezes parece não estar encaixada , louco isso

Jeniffer · 13 de junho de 2018 às 21:23

Minha bebê estava dez dos 4 meses até os 7 meses sentada, na minha última ultrasom com 8 meses o médico falo que ela estava bem encaixada na posição cefálica. Vcs acham que tem como ela sair da posição cefálica???
Obs) ela mexe muito ainda

Joice · 28 de junho de 2018 às 8:30

Meu bb ta de cabeca pra baixo e virado será que ele vai nascer

ANDRÉIA RIBEIRO DOS SANTOS · 16 de agosto de 2018 às 19:06

Estou de 24 semanas é a bebê já está de cabeça pra baixo, isto quer dizer que encaixou ??
Estou com muita pressão na bexiga …
Vou a cada 5 minutos no banheiro

Inglit Emanuelle · 10 de outubro de 2018 às 19:22

Olá boa noite me chamo Inglit e hoje fui fazer uma ultrassonografia que a doutora passou para saber como o bebe estava pois já estou com 38 semanas e o medico falou que o bebe não esta encaixado esta com a cabeca do lado direito , mais ele ficou sem saber explicar o pq pois mês passado fiz uma ultrassom e o bebe já estava encaixado totalmente pois ate o toque ele fez e sentiu a cabeca do bebe e disse que eu estava com 2 centímetros de dilatação e quando foi hoje ele não estava mais encaixado e não tava com dilatação mais nenhuma . Só que eu estou sentindo bastante dor que nem da cama estou conseguindo sair . Estou muito triste pois o medico falou que provavelmente vai que fazer uma cesariana.

Mirella Mendes · 24 de outubro de 2018 às 23:58

Pessoal, o bebê estar em posição cefálica é uma coisa e estar encaixada é outra. Minha bebê está em posição cefálica desde as 25 semanas, mas só encaixou com 36 semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *