Hoje eu li uma ”celebridade” falando que com 12 semanas está em dúvida sobre como seu filho virá ao mundo, de parto normal ou cesárea. Mas ela acredita que será cesárea pois o corpo dela não está preparado para o parto. COMO ASSIM?

As mulheres nascem prontas para gerar e parir um filho. Claro que uma alimentação saudável e exercícios físicos melhoram a saúde da gestante e evitam problemas comuns da gestação como a diabetes gestacional, mas não é obrigatório que a gestante tenha uma rotina digna de academia, mulheres sedentárias estão parindo diariamente.

O parto de cócoras ou na água não tem nada de especial, a gestante não precisa ter feito todos os exercícios e massagens perineais, não precisa ser índia ou lavar roupa na beira do rio! A vagina é feita para abrir e fechar como no ato sexual, e ela tem a elasticidade para abrir ao seu máximo para a passagem do bebê.

Sim, as os exercícios perineais ajudam a evitar lacerações, mas NADA é obrigatório para que a mulher possa parir!!!! Semana passada uma gestante que vai parir em breve contou várias coisas que o obstetra dela falou que me deixou boquiaberta, coisas do tipo que parto de cócoras é coisa de índia, que o parto na água é um absurdo e que o risco de infecção é muito alto, e que bebês grandes são indicação de cesárea. Ainda bem que ela não vai parir com ele…..

Então mulheres tenham consciência de que vocês podem o que quiserem ( desde que seja saudável, então não beba nem fume), e que o corpo de vocês foi feito para parir! Não deixe que ninguém diga o contrário!

As dicas de como se preparar para o parto ajudam MUITO mas se você não conseguir fazer por falta de tempo, vontade ou outro motivo não tem problema. A Doula ajuda e muito mas se não tiver doulas na sua cidade não pense que tudo está perdido, tente ir o mais preparada possível para o parto.
Prepare-se emocionalmente, leia bastante, assista vídeos de partos naturais, e deixe que o seu corpo faça o trabalho.

Cris De Melo
Doula! 


1 comentário

jordana · 1 de fevereiro de 2012 às 18:22

Cristina parabéns pelo o seu site, e muito obrigada por ajudar a esclarecer o medo que eu tinha do parto normal, que pode ser fantástico, seria muito legal se voçê fizesse um post sobre o parto natural e as pacientes de alto risco, como no caso das mulhers que são diabéticas como eu, no caso a tipo 1, beijos Jordana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *