Baby-is-not-moving

Aqui no blog tem uma sessão chamada ”jetpack” onde consigo visualizar o que as pessoas digitam no google e acabam parando no blog. Uma frase que sempre aparece é a do título. Então, apesar de ter outro post falando sobre isso, vou esclarecer um pouco mais.

Um bebê que se movimenta bastante dentro do útero, é um bebê saudável, com o cérebro bem oxigenado. Apesar de algumas pessoas falarem que isso é sinal de que o bebê está ”incomodado com alguma coisa”, o que não é verdade. Então, não se preocupe.

Um bebê que é bem agitado e do nada para de se movimentar, ou faz movimentos muito leves comparado com antes, requer atenção.

O que fazer?
Primeira coisa, coma algo! Muitas vezes o jejum prolongado é o culpado. Coma algo doce (o açúcar estimula o bebê), e um copo de água bem gelada. Colocar música perto da cabeça ou falar, beijar a barriga também pode estimular o bebê.
Conte os movimentos por 2 horas. Se o bebê NÃO mexer 6 vezes ou mais, é indicado ligar para o obstetra e ver o que ele recomenda. Se não conseguir entrar em contato com seu médico, procure um pronto socorro para uma avaliação.

É normal o bebê parar de mexer no final da gestação?
Sim, já que o bebê não tem muito espaço devido ao seu tamanho e a redução de líquido amniótico, comum no final da gestação. Mas é algo muito sutil e discreto. O bebê NÃO pode ficar 12 horas sem movimentos e sem avaliação médica.

O que será feito no hospital?
A indicação é que seja realizado uma cardiotocografia, onde o bebê será avaliado (batimento cardíaco e movimentos) por cerca de 30 minutos. É um exame fácil de ser feito, indolor e confiável. Se o médico achar necessário também será feito uma ultrassonografia.

Recomendações do livro de medicina: “Trabalho de parto e parto de Oxorn e foote”
Texto:  Cristina Melo / Doula

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *