Uma visitante do site me pediu no facebook  para fazer um post sobre asma e se é possível ter um parto natural com esta condição.
Eu já acompanhei ( pelo que me lembro agora) pelo menos uma gestante que tinha asma, e o obstetra dela não contra-indicou em momento algum o parto natural, ela acabou passando por uma cesareana por outro motivo.

Então fui pesquisar para falar mais sobre, quando a cesárea pode ser indicada.

Retirado de: Dombrowski MP, Schatz M. ACOG practice bulletin: clinical management guidelines for obstetrician-gynecologists number 90, February 2008: asthma in pregnancy. Obstet Gynecol. 2008 Feb;111(2 Pt 1):457-64.

O uso da medicação para a asma não deve ser interrompido durante o parto. A paciente deve ser mantida hidratada e deve receber analgesia adequada, a fim de diminuir o risco de broncoespasmos. As mulheres que estão atualmente recebendo ou recentemente tomaram corticosteróides sistêmicos devem receber administração intravenosa de corticosteróides (por exemplo, hidrocortisona 100 mg a cada 8 horas) durante o trabalho de 24 horas após o parto para evitar que a crise adrenal (4).

Cesariana raramente é necessária . Compromisso materno e fetal normalmente responderá ao tratamento médico agressivo. No entanto, a cesárea pode beneficiar o estado respiratório de um paciente com asma instável que tem um feto maduro. Anestesia lombar pode reduzir o consumo de oxigênio e ventilação minuto durante o parto (24).Anestesia regional foi relatada a incorrer em uma incidência de 2% de broncoespasmo (25).A equipe obstétrica, anestesista e pediátrica devem comunicar para coordenar intraparto e pós-parto assistência.”

Por tudo que eu li, o que entendi (se estiver errada podem me corrigir) é que não existe contra-indicação para parto natural se a asma estiver controlada. Claro que, se for um médico cesarista ele vai indicar sem pensar duas vezes.

Bom parto para todas.

Cris Doula 


2 comentários

Joana · 15 de fevereiro de 2012 às 3:45

Olá, tenho asma e tive uma crise durante a gravidez, utilizei a medicação necessária, controlei a crise e ela não mais apareceu durante a gravidez (e até hj), sendo que tive parto normal hospitalar, com ocitocina sintética já com 9,…cm de dilatação… Nenhuma contra-indicação no meu caso… E creio que em outros tb não.

Lindamar · 14 de agosto de 2013 às 16:52

olá, sou asmática e não pude ter meu filho normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *