8 - img_6239

Relato de Parto,

Meu nome é Camila, tenho 29 anos, sou mãe de primeira viagem e este é o meu relato de como conheci a Partolândia.

Marquei minha passagem para a Partolândia em janeiro de 2014, em dia e horário que não sei precisar. Nada foi programado, mas quando eu e meu namorido (Junior) soubemos do acontecido a felicidade tomou conta de nós.

Não irei fazer um diário sobre minha vida, mas acho importante destacar que permaneci ativa durante toda a gestação, me alimentei bem, procurei valorizar momentos de tranquilidade e ignorar aqueles contrários a isso. E, acima de tudo, amei minha gestação, amei minha barriga, desde o princípio amei minha filha. Tive bons sonhos!

Descobri que estava grávida com cinco semanas. Desde já, começamos a procurar médicos obstetras que atendessem próximo a Imbituba, cidade onde moro. Até então não tinha nenhum pensamento crítico a respeito dos médicos obstetras, mas já desejava um parto normal. Acabei iniciando o meu pré-natal com uma médica de uma cidade vizinha. Na primeira consulta, já levei alguns dos exames gestacionais, dentre eles, o de toxoplasmose, a qual não sou imune. Ao verificar os exames, a médica questionou se eu tinha gatos. Eu tenho duas gatas, uma jovem de 6 anos e uma idosa de 16 anos. A médica recomendou que eu desse as gatas para alguém cuidar durante a gestação. Contrário a isso, nunca mais voltei ao consultório e passei a pesquisar médicos humanizados.

Realizei meu pré-natal com a Dra. Roxana Knobel, e ela foi muito importante para minha gestação transcorrer numa boa, junto das minhas gatas, cachorros, sem estresse. Se alguma insegurança existia a respeito da minha capacidade em parir, esta insegurança era diminuída a cada mês, a cada consulta. Afinal, também somos animais! E nós, mulheres, nascemos perfeitas para dar vida a vida! E se é assim, busquei e idealizei um nascimento humanizado para minha filha, livre de intervenções humanas desnecessárias, e me permiti passar pelo processo que a natureza humana determinou.

Enfim, vamos ao parto!

Meu parto tinha data prevista para o dia 07/10/2014, quando estaria com 40 semanas.  A opção de parir em Florianópolis me trazia um pouco de preocupação, pois além de ser um trajeto de 80km, que muitas vezes fica completamente engarrafado, eu tinha medo da viagem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho de parto, em razão da mobilidade reduzida dentro do carro. Ao mesmo tempo sonhava acordada que iria entrar em TP na madrugada, assim como que minha filha nasceria na água, pressentia que o sinal do meu TP seria a perda do tampão mucoso e que ela nasceria antes do dia 07/10. É claro que nem tudo é como sonhamos.

A semana do dia 07 chegou e nada. Não sentia nada. Absolutamente nada. Pensava: “Cadê os pródomos”? No dia 07, tive consulta com a Roxana e ela me solicitou um ultrassom para ver como estavam as coisas. Me programei para fazer o exame somente no dia 13/10, um dia antes da próxima consulta, quando completaria 41 semanas, e fiquei confiante que entraria em TP antes disso. Apenas observei diariamente os movimentos serelepes de minha filha. Mas nem tudo está sob nosso controle e comecei a ficar um pouco insegura quanto a minha capacidade em parir… uma pressão. Sabia que após completar 41 semanas teria que me submeter a algumas intervenções. Eu não desejava isso. Chegou a passar pela minha cabeça a possibilidade de agendar uma cesariana caso passasse de 41 semanas completas, afinal de contas se a natureza não despertou o trabalho de parto em mim é porque eu não deveria passar pela experiência, mas tentei relaxar e esquecer.

No dia 10/10/14, pela manhã, durante minha caminhada diária, senti como se tivesse feito xixi sem querer e na hora só pensei que era coisa de grávida. Em casa, tive a certeza de que não era xixi, mas sim uma gigantesca meleca transparente, pensei que pudesse ser o tampão, mas não havia sangue. Em seguida entrei em contato com a Cris e com uma amiga que também é doula (Carol) para verificar se aquilo era o tampão. Ambas confirmaram pela descrição. A partir deste momento comecei a sentir cólicas muito fracas, dor de barriga seguida de diarreia (até hoje não sei se isso ocorreu por conta do psicológico diante da vontade de entrar em TP, ou por conta do fisiológico). No início da tarde as cólicas passaram e só sentia a minha pequena filha saltitar na barriga. O dia 10 passou… o dia 11 passou ileso… chegou o dia 12…

Ah o dia 12… que dia. Namorei demais minha barriga! Ah, não somente a barriga! Namorei!

Era domingo, caminhamos por dentro da lagoa com os cachorros, conversamos, nos divertimos, tiramos fotos. Almocei em casa com um casal de amigos. Durante a tarde, comi praticamente uma barra de chocolate (contrariando as recomendações da Dra. Rox… Kkkk), como se meu inconsciente estivesse se despedindo dos chocolates para enfrentar um longo período de amamentação…e Ops, novamente, parecia que eu tinha feito xixi nas calças… isso lá pelas 15h30… dessa vez não era tampão, era um líquido que achei que fosse xixi mesmo.

Umas 19 horas estava assistindo TV e resolvi ligar para minha irmã para comentar sobre o fato de eu estar involuntariamente molhando as calças e, ao levantar para pegar o telefone… Ops… saiu líquido novamente. Comuniquei a Cris sobre a perda desse liquido e ela recomendou que eu colocasse um absorvente para ver se era a bolsa rompida. Fiz a recomendação e segui vendo TV. Perto das 20h, senti uma cólica diferente e avisei o Junior que achava que era uma contração, mas ia começar a marcar no aplicativo para acompanhar as repetições. Em seguida, vieram quatro delas em intervalos que variavam entre 10 e 15 minutos, elas duravam mais de 1 minuto. Então resolvi comunicar a Cris e, em seguida, a Dra. Roxana, que me orientou a tomar um banho, jantar e que tentasse dormir, e, caso as contrações apertassem, que eu fosse para Floripa (até então estavam super tranquilas, eram cólicas diferentes, mas muito tranquilas, neste momento acreditei que iria para Florianópolis somente na segunda-feira pela manhã). Contei sobre as contrações para a minha amiga Carol, que antes de partir para Porto Alegre, passou aqui em casa e ficamos conversando por cerca de uma 1h30 e esse tempo passou despercebido.

Por volta das 21h30, estávamos eu e o Junior em casa e as contrações começaram a vir um pouco mais fortes, mas completamente suportáveis, com intervalos entre 8 a 6 minutos, duravam mais de 1 minuto. Neste momento comecei a perceber que não conseguia me sentar quando as contrações vinham, era horrível ficar sentada, tinha muita necessidade de caminhar e me mexer, deste modo passava bem por elas. Nesta hora, lembramos da função da viagem até Florianópolis e veio a preocupação quanto ao andamento do TP, pois se no início do TP não conseguia ficar sentada, quando elas ficassem fortes não iria conseguir ficar no carro. Decidimos então ir para Florianópolis e nos hospedar num hotel (recomendação da Cris). Avisei a Cris e fui tomar banho. Isso era 22h30 e as contrações estavam entre 6 e 5 minutos, tive uma com intervalo de 2 minutos e a duração aproximada de 1 minuto. Depois do banho elas continuaram irregulares a maioria variando entre 7 e 5 minutos e poucas com intervalo inferior a 4 minutos (ainda bem tranquilas). Quando estava arrumando minhas coisas resolvi ler o material da Cris sobre as fases do TP para ter uma ideia em que momento eu estava e ai percebi que podia estar longe, pois as contrações não tinham estabelecido regularidade e o intervalo entre elas indicavam que eu ainda estava na fase latente, então, coloquei na mala coisas para passar o tempo no hotel, entre elas, esmalte, alicate de unha, acetona, pinça.

Às 23h conversei com a Cris novamente e relatei que as contrações estavam mais fortes. Então, antes de ir para o hotel, ela me pediu para passar na maternidade Ilha (onde ela estava atendendo um parto) para a médica plantonista avaliar a minha situação.

Saímos de casa às 23h30. Durante a viagem não consegui contar os intervalos, vim no banco de trás do carro, sempre me movimentando de um lado para o outro, mas a posição que fiquei a maior parte do tempo foi de sapinho.

A viagem foi muito tranquila, chegamos na maternidade às 00h30. Fui avaliada pela médica plantonista às 00h40. E??? Quem diria, 7cm de dilatação, colo sei lá o que, apagado sei lá o que (não entendi nada… sei que era bom), mas me concentrei e não criei expectativas e só ouvia as risadas de um empolgado pai. Demorou um pouco para eu subir para a sala de parto. Logo a Roxana chegou, só de vê-la já fiquei bem mais tranquila e segura.

12 - img_61281

Fui para a sala de parto por volta da 1h30, em seguida entrei na banheira, logo já estava com dilatação total. Lembro que eu mesma me examinei, coloquei o dedo e senti a cabeça da minha filha, faltava somente a pontinha do dedo para ela coroar.

10 - img_60691

11 - img_60781 (1)

A partir de então, a emoção tomou conta da racionalidade, eu estava finalmente na famosa Partolândia. Me entreguei, aceitei todo o processo fisiológico, não notei o tempo passar, assim como em nenhum momento pensei em analgesia ou em desistir. Apenas acreditei no meu corpo e deixei o coquetel dos hormônios do amor tomarem conta de mim. Não há sofrimento na Partolândia. Pelo contrário, há intensos momentos de prazer. Relaxei na banheira e entre uma contração e outra cheguei a cochilar. A cada nova contração recebia massagens feitas ora pela Cris, ora pelo Junior. Lembro de uma deliciosa massagem no pé feita pelo Junior. Que privilégio poder parir e nascer assim. Fiquei na banheira aproximadamente até as 4h45, e nada da Isabela coroar.

9 - img_60471

2 - img_6174

Tive que sair da banheira, pois tanto relaxamento fez as contrações perderem a intensidade. Já fora da água lembro de sentir dores nas costas, mas isso ficou registrado na minha memória como algo muito rápido, uns cinco minutos de muita dor. Em seguida, fui examinada na cama pela Dra. Roxana e ali senti dor, algumas contrações e tive que fazer força.

Por volta das 05h30, fui para a banqueta e ali, com a ajuda do Junior, que, orientado pela Dra. Roxana, pressionava meu quadril pelas costas para ajudar abri-lo, tive que fazer bastante força, mas nada da Isabela coroar. Então, a Dra. Roxana me falou que teria que fazer aplicação de ocitocina sintética para intensificar as contrações. Nesta hora eu tive um momento de lucidez e lembrei que não desejava nenhuma intervenção, e quando veio uma contração fiz uma força bem intensa que fez a Isabela coroar livre de qualquer intervenção artificial.  Senti o calor de sua cabecinha (acho que era o famoso círculo de fogo).

Após isso, a Dra. Roxana sugeriu que eu fosse para cama, pois ela havia percebido que eu conseguia fazer mais força na posição ginecológica. Voltei para a cama por volta das 5h50 e Isabela nasceu de parto natural, às 06h03 do dia 13/10/14, linda, perfeita e saudável. Fui a primeira pessoa a ser vista por ela e, já no meu peito, continuou conectada no cordão umbilical por quase 15 minutos, recebendo doses extras de sangue.

3 - img_6180

4 - img_6195

7 - img_6221

Após o parto, a Dra. Roxana me explicou que o que dificultou meu expulsivo foi o fato da Isabela ter encaixado todo o topo da cabeça e estar virada de frente para mim. O normal seria o bebê nascer olhando para trás e com a parte posterior do crânio encaixada.

Tive pouca laceração. Durante meu pós parto não tomei sequer uma aspirina. Não senti qualquer dor ou incomodo após o nascimento.

Enfim, o que posso transmitir para as futuras parideiras é que parto é um momento mágico. Conhecer a Partolândia foi a melhor experiência da minha vida e, que pode até ter havido dor, mas nunca sofrimento. O que menos lembro é da dor, ela não significou nada, não foi a protagonista, foi uma coadjuvante, mas necessária para o nascimento. Sem as contrações (dor) ninguém nasce. Então, futuras mães entreguem-se, não tenham medo, não sejam racionais neste momento, deixe a razão nas mãos da médica, da doula e, principalmente, da pessoa que vai amar este bebê tanto quanto você, ou seja, seu namorado, marido ou namorido. Permita que ele seja também protagonista desta história e tudo será mais fácil, pois ele será a sua razão fora do seu corpo. Somos perfeitas para parir.

E viva o parto humanizado! Parto com cor, parto com amor!

PS: Sei da precisão do horário, duração e intervalos das contrações porque utilizei um aplicativo de celular chamado Contraction Timer. A hora dos acontecimentos peguei nas conversas com a Cris Doula e a Natália Fotografa no Whatsapp. E a hora dos fatos durante o TP em razão do registro das fotos.

Mais fotos aqui

6 - img_6205