Esse é um dos assuntos que converso nos encontros pré-parto, sobre quando a cesárea é necessária, como a gestante se sente com essa possibilidade, como se preparar para isso, e o que podemos fazer para transformar essa experiência o mais agradável possível.
Quem já passou por uma cesárea, sabe bem do que estou falando. Principalmente quem não queria passar pela cirurgia, quem sonhava com um parto natural hospitalar ou domiciliar.
Claro que a coisa mais importante no parto é um bebê saudável, nenhuma mulher acha isso menos importante, mas para nós o parto não é só o nascimento. O parto é um ritual de passagem para a mãe e para o bebê, é algo sonhado e planejado por meses as vezes anos, antes mesmo de engravidar.
Mas muita gente não entende isso, acha que é frescura, principalmente homens, eles não entendem mesmo. Claro que não posso generalizar, muitos não só compreendem como lutam lado a lado da parceira, e sofrem quando a cesárea é indicada.
Então meus conselhos para quem não quer uma cesárea é:
– tenha um obstetra realmente e totalmente a favor do parto natural ( pergunte para as doulas em sua cidade);
– tenha uma doula, além de preparar você, ela vai acompanhar todo o parto ajudando-a a não desistir;
– converse com o seu parceiro e diga o que sente ao imaginar passar pelo procedimento, mostre como isso é importante;
– pesquise as rotinas da maternidades e seus procedimentos, fale com a doula e passe para seu obstetra o que você
deseja que seja feito diferente ( abaixar o campo para você ver o bebê nascer, contato pele-a-pele ainda durante a cirurgia,
amamentar na 1ª hora de vida, ter seu acompanhante e doula durante todo o tempo, ter música ou pouca luz, etc.)
Isso é o que chamamos de assistência humanizada a cesárea, mas lembre-se, isso acontece quando a cesárea é realmente
a única saída, e não por comodidade.
– Assim como você faz um filme mental sobre o parto natural, imagine a cirurgia, e lembre-se, se você tem um obstetra que acredita no mesmo que você, ele não fará uma cirurgia sem necessidade, então você fez tudo o que pode e essa é a maneira
mais saudável do seu bebê nascer.
– Aproveite, apesar de não ser o que você queria, é o momento do seu bebê vir ao mundo, e isso é muito especial e único. Peça para que alguém fotografe e/ou filme, você vai gostar de ter essa recordação.
Façam as escolhas certas, pesquisem, informem-se, empoderem-se, e se não der certo, você terá a certeza de que era pra ser!
A todas as mulheres que passaram por esse procedimento, necessário ou não, mando um abraço apertado!!
Cris De Melo
Téc Enfermagem
Mãe da Sofia ( nascida de cesárea)
& Doula!
5 comentários
Os comentários estão fechados.