Essa semana convidando algumas mamães para o encontro do meu grupo de gestantes no sábado, algumas foram bem sinceras e disseram : ”Cris, eu tenho vergonha porque meu bebê não mama no peito..” ou ” Cris, mas eu não tive parto normal..” E eu respondi a todas elas que não precisam se sentir inferior a ninguém, por mais que a gente queira nem sempre as coisas são da maneira ideal.
Quantas mães já planejaram, lutaram por um parto natural e na última hora precisaram de uma cesárea? Que era a melhor maneira, a mais segura, para trazer seus filhos ao mundo naquele momento, naquelas circunstâncias! Quantas mães quiseram tanto amamentar, mas não tiveram apoio, ou o bebê não colaborava, ou estavam exaustas demais que não conseguiram continuar… Mães, isso não é CRIME!!!!
O importante é TENTAR, nós sabemos, é comprovado que o Parto Normal é a melhor opção, a mais segura, a recuperação mais rápida, a melhor experiência.. mas se não é possível nós temos que erguer a cabeça e enfrentar essa outra realidade, e transforma-la na melhor experiência possível. Amamentação é linda, é maravilhoso, o leite materno não se compara ao leite artificial… mas se você tentou de tudo e mesmo assim não deu, supere isso, você fez o seu melhor!!
Todas nós somos mães, mulheres, com histórias diferentes, com vidas diferentes, pensando diferente… e no final somos todas iguais, todas mães que amam seus filhos e que buscam o melhor pra eles. Independente de onde saiu, ou da onde é alimentando!
Eu como Mãe e Doula, apoio 100% o Parto Normal e a Amamentação. A minha experiência infelizmente foi uma cesárea, mas a amamentação foi muito fácil desde a primeira hora ( literalmente!!). Mas nem todas são assim! Não se sintam mal, não tenham vergonha, vocês fizeram o que podiam!!!
Cris De Melo
Doula!!!