Como amamentar?
Ao dar de mamar, a mãe deve estar calma e não apressar o bebê.
– Quando o peito estiver muito cheio, antes de amamentar, a mãe deve fazer uma ordenha manual para amaciar a aréola. Com os dedos indicador e polegar, ela deve espremer as regiões acima e abaixo do limite da aréola para retirar algumas gotas de leite e amaciar o bico.
 -Encostar o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça e pegar o peito ( reflexo de busca). Ele sozinho sabe como fazer isto.
-Levar o bebê ao peito e não o peito ao bebê. Segurar o peito com o polegar da mãe acima da aréola e o indicador e a palma da mão abaixo. Isto facilita a “pega” adequada.
– O bebê abocanhando a maior parte da aréola suga mais leite e evita rachaduras.
-A mãe deve ouvir o ritmo cadenciado de sucção, deglutição e pausa.
Como saber que a “pega” está adequada?
– Boca bem aberta;
– Lábios virados para fora;
– Queixo tocando o peito da mãe;
– Aréola mais visível na parte superior que na inferior;
– Bochecha redonda (“cheia”);
– A língua do bebê deve envolver o bico do peito.
Quando oferecer o peito?
– Oferecer o peito logo após o nascimento, ainda na sala de parto, quer seja parto normal ou cesária Porque estimula a produção e descida do leite.
– Oferecer o peito sempre que o bebê quiser, de dia ou de noite, sob livre demanda. Porque quanto mais o bebê mamar, mais leite o peito produz.
– Oferecer um peito a até o bebê soltar e depois oferecer o outro. Não interromper a mamada, porque é importante dar de mamar até o final da mamada, que é mais risco em gurduras.
O leite do início “mata” a sede e protege o bebê, o do final “engorda”.
– Na próxima mamada, começar com o peito que o bebê sugou por último na mamada anterior, ou no que não mamou. Porque é importante retirar a maior quantidade possível de leite para
estimular sua produção.
Como terminar a mamada?
– Geralmente, o bebê solta sozinho o peito.
– Se for preciso interromper a mamada, a mãe deve colocar a ponta do dedinho no canto da boca do bebê para que ele solte o peito sem machucar.
– Para o bebê arrotar, a mãe, o pai ou outro familiar deve levantá-lo e apoiar a cabeça no seu ombro e fazer uma leve massagem nas costas. É importante a participação da família neste momento.
– Outra posição para arrotar é colocar o bebê sentado no colo da mãe, inclinando-o para frente, apoiado com o braço da mãe, voltado para frente com as pernas flexionadas.
O peito não precisa de limpeza antes ou após as mamadas. O banho diário é o suficiente.
Vídeo informativo:

Cristina Melo

Doula