ETIQUETA DE VISITA A BEBÊS1. Espere um tempo depois do nascimento para programar sua visita. Em torno de 15 a 30 dias, e sempre combine a melhor época com a mãe.2. NUNCA, mas NUNCA MESMO, chegue sem avisar. Você pode encontrar a mãe descabelada, desarrumada, às voltas com cuidados com o bebê, e certamente a sua visita nesse horário irá estressá-la bastante.
3. SEMPRE ligue para combinar um horário e ligue imediatamente antes para confirmar se o momento é adequado. O horário deve ser o conveniente para mãe e bebê, e não para você. CHEGUE NO HORÁRIO COMBINADO, não se atrase nem se antecipe.
4. NÃO PEÇA PARA PEGAR NO BEBÊ. Além de você estar trazendo os germes da rua, o que pode preocupar algumas (várias) mães, você corre o risco de ela dizer “não” (com toda a razão) e você ficar sem graça. Também não toque ou beije o bebê, pelo mesmo motivo.
5. SE a mãe permitir e você for segurar o bebê, lave bem as mãos.
6. Não queira acordar o bebê, e tampouco “esticar” a visita até que ele acorde, o que pode prolongá-la indefinidamente e impacientar a mãe. A prioridade é o conforto do bebê, que deve dormir sossegadamente.
7. A visita deve ser curta, no máximo 30 minutos, a menos que expressamente a mãe convide você para ficar. Deixe para por o papo e colocar as novidades em dia em outra ocasião. Prolongar a visita irá interferir na rotina da casa e perturbar os cuidados com o bebê.
BOA VISITA!!!
Do futuro best seller “NA SALA COM O BEBÊ”,
por Melania Amorim