Hoje em mais um encontro com uma gestante, eu lembrei de um tema que precisava vir para o site. Esta gestante , comentou que tinha um certo receio em ter doula, e eu perguntei o por quê. Ela disse que não sabia que se ficaria á vontade esperando muito tempo em casa, que não sabe se vai aguentar a dor e pedir uma analgesia, ou se vai aguentar o parto em si. E eu perguntei novamente, qual o receito de ter uma doula no meio de tudo isso. Pois ficar em casa  é uma escolha do casal, durante o tempo que eles quiserem. A dor é fácil de lidar com a massagem, posturas, e exercícios. Mas se ela quiser mesmooo a analgesia, ela pode tomar. E se achar que não quer mais, e quer uma cesárea ( coisa que nunca aconteceu até hoje) eu vou respeitar sua decisão, sendo durante o trabalho de parto. Falei que jamais forçaria algo, que o parto é dela e que as decisões também.

E ela disse basicamente: Uffa!

Ela não foi a primeira a me perguntar coisas assim, é muito importante que a doula não tenha pré-conceitos, as escolhas da doula não podem interferir nas escolhas da mulher/casal. É importante deixar claro que o parto é do casal, e que nós ( doulas, obstetras, etc)  devemos respeitar. Claro que se for contra os meus princípios, eu posso escolher não acompanhá-la ( não aceitar acompanhar uma cesárea sem indicação médica, uma indução sem indicação médica, um parto com médico tradicional, e etc) mas é importante que a doula deixe isso claro.

Eu já acompanhei mulheres que tinham pensamentos diferentes dos meus, já tive mulheres que não quiseram amamentar
na 1º hora após o parto e nem nunca. É como falar de cama compartilhada, tem gente que gosta e tem gente que não, tem pessoas que gostam de guardar a placenta e outras querem mais é que vá para o lixo.

Então mulherada, nós doulas somos ativistas a favor do parto natural, estamos sempre em movimento para incentivar o empoderamento das mulheres e a fazerem escolhas conscientes. Mas cada doula é uma, pensa de maneira diferente, e segue linhas diferentes. Nem toda doula é radical, no sentido de achar que uma coisa deve ser assim e ponto final, de que todo parto tem que ser do jeito X, que toda mulher é obrigada a fazer como manda o manual Y.

Então, quem procura doula, conheça e tire todas as suas dúvidas, e veja se ela aceita o que você pensa sobre o parto. Assim como o médico, vocês devem escolher o médico que passa confiança e que segue a mesma linha de pensamento.

Uma boa hora pra todas!!

Cris De Melo
Doula! 


2 comentários

Os comentários estão fechados.