Essa matéria da Crescer fala sobre ”falsos alarmes” o que na verdade as mulheres não sabem que o nome é Pródromos. Essa é uma fase comum e saudável antes do parto, é uma preparação do corpo para o trabalho de parto. São contrações irregulares, por vezes dolorosas, mas que passam depois de algum tempo e não dilatam o colo do útero. Ter uma Doula com certeza evita essas idas e vindas ao pronto socorro!

Você está tão ansiosa para o seu bebê nascer que vai achar que essa hora chegou diversas vezes.
Veja as situações mais comuns e o que fazer:

Calcinha molhada: pode ser um sinal que a bolsa estourou, mas pode ser também apenas corrimento vaginal. Troque de calcinha ou ponha um absorvente e fique deitada, em repouso. Se for corrimento (tem cheiro de leite azedo e é esbranquiçado), não vai acontecer nada. Se for líquido (cheira a água sanitária e lembra água de coco), vai vazar. Vá para o hospital. ( Minha sugestão: Ligue para o seu médico e/ou Doula).

Contrações: se não forem acompanhadas de dor ou ritmadas, acalme-se. São as chamadas contrações de Braxton Hicks, comuns no fim da gestação, e causam desconforto, uma espécie de cãibra. ( Ou Pródromos, as contrações duram mais tempo que as de braxton hicks e podem ser dolorosas.)

Sangramento: pode ser o tampão mucoso, que sai até dez dias antes do parto ( ou bemmm mais) , ou um sangramento mesmo, com sangue vermelho vivo e o fluxo maior ou igual ao de menstruação. Nos dois casos, ligue para o seu médico. ( Não ligue para o seu médico só por perder o tampão.)

Movimentos fetais: eles diminuem a partir da 38ª semana. Sempre depois que você comer, o bebê vai se mexer. Se você acha que ele está muito parado, fale com o obstetra.

Post adaptado por Cristina Melo

Fonte: Ana Paula Junqueira Santiago, ginecologista e obstetra do Hospital São Camilo (SP) falsos alarmes

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI136076-10584,00.html


1 comentário

Os comentários estão fechados.