25043078

Para ouvir desgraças de mães e bebês que morreram ou tiveram sequelas no parto só basta estar grávida. É incrível como as pessoas gostam de contar histórias trágicas as gestantes, como se isso fosse de fato ajudar em alguma coisa. Pelo contrário, só deixam essas futuras mães ainda mais apreensivas.

Uma coisa que você pode dizer: “Você vai fazer o parto na maternidade X? (que você já sabe que não tem um histórico bom) Você já pesquisou sobre esse local? Dá uma olhada que você vai ver se é o que você está querendo.” Ou :”Você vai fazer o parto com Obstetra Y? (que você não conhece ninguém que tenha parido com ele) Você já viu as taxas de cesáreas dele? Se você quer parto normal dá uma pesquisada para você ir tranquila.”

Nós doulas somos procuradas sempre com essas dúvidas, e essa geralmente é a nossa forma de abordagem. Mesma coisa quando perguntam sobre o tipo de parto: ”Ah eu quero fazer parto normal, mas dizem que sou louca” Ou ”Eu quero cesárea mas ouvi dizer que tem mais riscos de complicações”.

É nessa hora que a nossa resposta não se baseia na nossa opinião pessoal ou em mitos e sim: ”Olha, estudos mostram que o parto normal é a melhor via de parto para grande maioria das mulheres. E que a cesárea aumenta em 120 vezes o risco de problemas para o bebê e 3 vezes o risco de morte para a mãe, além dos riscos a longo prazo. 

Continuamos mostrando: ”Aqui estão alguns  links pra você acessar esses estudos.”

Então se você não é um interessado pelo assunto, e não tem acesso a evidências científicas, não dê a sua opinião pessoal do assunto, principalmente quando for contrária do que a gestante disse que quer fazer.

E nunca, jamais, conte histórias do tipo: ”A sobrinha da faxineira da minha vizinha teve um bebê de parto normal, que morreu porque engoliu água no parto…” Simplesmente porque você não teve acesso ao prontuário para saber exatamente o que aconteceu (lembrando que bebê NENHUM morre ou tem qualquer sequela porque BEBEU líquido amniótico).
Segundo porque essa é a última coisa que a gestante precisa ouvir, especialmente se ela quer fazer parto normal.

Coisas então que você pode e deve dizer: ”Vai dar tudo certo!”, “Que a Nossa Senhora do Bom Parto te acompanhe”, ”Que maravilha que você está se informando e fazendo escolhas conscientes”, ”Que você tenha um parto maravilhoso” e por aí vai!!

E eu sempre digo: Uma boa hora a todas <3

Cris Doula
Mãe da Sofia (8 anos)
& Doula (há 6 anos)


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *