12637004_1042476945774353_269184328_o

Em 2014 saiu um estudo que foi publicado no ACOG (The american college of Obstetricians and Gynecologists) que fala exatamente isso. Doulas ajudam a diminuir o índice de cesáreas. Já havia lido mas esta semana durante um curso com uma doula Brasileira que mora há 15 anos nos EUA, ela falou sobre esse estudo e achei interessante traduzir alguns trechos e trazer para o blog.

“Aumentar o acesso de métodos não-farmacológicos para alívio da dor as mulheres durante o trabalho de parto, como apoio contínuo no trabalho de parto e parto, também tem mostrado eficaz para diminuir as taxas de partos cesarianos.”

”Os dados indicam que uma das ferramentas mais eficazes para melhorar o parto e os desfechos é o apoio continuo de uma doula.”

”… a presença de um apoio um-por-um durante o trabalho e parto está associado com uma melhora na satisfação da paciente e estatisticamente reduz o índice de cesarianas.”

O estudo também fala que em nenhum dos estudos feito com doulas, os dados mostraram que doulas podem trazer prejuízos a ao parto, a mãe ou bebê.

Ter um estudo como esse publicado na maior revista de medicina dos EUA é algo incrível.
Para ler o texto completo em inglês clique em: http://www.acog.org/Resources-And-Publications/Obstetric-Care-Consensus-Series/Safe-Prevention-of-the-Primary-Cesarean-Delivery

Para ler mais estudos sobre doulas e os benefícios de ser acompanhada por uma:
http://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto
http://childbirthconnection.org/pdfs/CochraneDatabaseSystRev.pdf

Categorias: Relatos de Partos !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Relatos de Partos !!

Adeus 2017, muito obrigada famílias!!!

Hoje nasceu o último bebê previsto para 2017!! Ao total foram 66 bebês cheios de saúde este ano! Não conseguiria fazer uma colagem com todos, então peguei essas fotos que fui marcada no face e Leia mais…

Relatos de Partos !!

2018 será um ano ESPECIAL!

Para quem não sabe eu, Cris Doula. estou gestando meu segundo bebê. O Noah está previsto para nascer final de Junho inicío de Julho (se chegar á 42 semanas). A minha agenda de 2018 está Leia mais…

Relatos de Partos !!

Relato da Thaisy – Nascimento Maitê – Parto Natural 02/12/2017

Vai ser impossível escrever pouco, mas segue o relato do nascimento da Maitê: Sexta-feira, 27/10, fecharíamos 35 semanas no domingo, que seria nosso chá de fraldas. Trabalhando, comecei a sentir contrações doloridas, muitas, sem ritmo Leia mais…