12637004_1042476945774353_269184328_o

Em 2014 saiu um estudo que foi publicado no ACOG (The american college of Obstetricians and Gynecologists) que fala exatamente isso. Doulas ajudam a diminuir o índice de cesáreas. Já havia lido mas esta semana durante um curso com uma doula Brasileira que mora há 15 anos nos EUA, ela falou sobre esse estudo e achei interessante traduzir alguns trechos e trazer para o blog.

“Aumentar o acesso de métodos não-farmacológicos para alívio da dor as mulheres durante o trabalho de parto, como apoio contínuo no trabalho de parto e parto, também tem mostrado eficaz para diminuir as taxas de partos cesarianos.”

”Os dados indicam que uma das ferramentas mais eficazes para melhorar o parto e os desfechos é o apoio continuo de uma doula.”

”… a presença de um apoio um-por-um durante o trabalho e parto está associado com uma melhora na satisfação da paciente e estatisticamente reduz o índice de cesarianas.”

O estudo também fala que em nenhum dos estudos feito com doulas, os dados mostraram que doulas podem trazer prejuízos a ao parto, a mãe ou bebê.

Ter um estudo como esse publicado na maior revista de medicina dos EUA é algo incrível.
Para ler o texto completo em inglês clique em: http://www.acog.org/Resources-And-Publications/Obstetric-Care-Consensus-Series/Safe-Prevention-of-the-Primary-Cesarean-Delivery

Para ler mais estudos sobre doulas e os benefícios de ser acompanhada por uma:
http://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto
http://childbirthconnection.org/pdfs/CochraneDatabaseSystRev.pdf

Categorias: Relatos de Partos !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Relatos de Partos !!

Relato da Luana – Nascimento Maria Cecília – Cesariana 04/04/2018

Amanhã fará três semanas que minha pretinha nasceu, estamos completamente felizes com a chegada da nossa menininha, ela é uma fofura só. Eu não escrevi nada ainda sobre seu nascimento, mas gostaria de contar à Leia mais…

Relatos de Partos !!

Relato da Kamila – Nascimento Maria Fernanda – 28/02/2018

Sou Kamila Alves, tenho 26 anos. Em Maio de 2016 tive meu primeiro filho. Sempre sonhei com parto normal, porém não busquei muita informação e deu no que deu… cai no papo do médico e Leia mais…

Relatos de Partos !!

Quando retorno ao acompanhamento de partos?

Continuo acompanhando partos até o nascimento do Noah previsto para Junho, mas não estou aceitando gestantes novas pois limitei o número de acompanhamentos, sabendo que estarei mais cansada perto do parto. Pretendo voltar a acompanhar Leia mais…