Leiam também ” Eu não tive dilatação

Sim, é muito comum que exista alguma dilatação antes do trabalho de parto. As razões geralmente são: o peso do bebê sob o colo do útero que força a dilatação (2 a 3 cm) ou contrações uterinas preparatórias que podem causar até cerca de 5 cm. Mesmo com tanta dilatação é possível que demore DIAS até que o bebê nasça. Por isso não adianta insistir e implorar para que o médico a interne por causa disso, vá para casa e curta, em pouco tempo seu bebê vai chegar. Uma indução só por este motivo também não é o ideal a menos que seja realmente necessária para melhorar a saúde materna ou fetal.

Se eu tenho dilatação, posso continuar tendo relações com meu parceiro?
Se você estiver a termo, isso é com mais de 37 semanas, e não tiver uma contra-indicação do médico você pode sim. Inclusive o esperma ajuda no amolecimento do colo e na dilatação.

Posso começar a induzir o parto naturalmente?
Sim, se a gestação já estiver a termo.

É bom ter dilatação antes do trabalho de parto?
Eu acho muito útil saber se a mulher tem alguma dilatação se uma indução pode ser necessária, justamente para saber se o colo está favorável para o procedimento. Fora isso o exame é realizado se a gestante tiver contrações com frequência, mas cuidado para não ficar muito ansiosa.

Uma vizinha tinha dilatação, começaram as contrações e ela foi para maternidade. Mas acabou tendo uma cesárea porque não dilatou mais. É normal?
Ir muito cedo para a maternidade é um problema, geralmente quando as contrações começam a parturiente não tem mais que 2-3 cms, então o ideal é aguardar em casa até que as contrações fiquem de 3 em 3 minutos por mais de 1 hora. Para saber se o bebê está bem, basta que ele continue se movimentando com frequência, que você não tenha sangramentos fortes (hemorragia) e que a bolsa esteja íntegra.  Se você não está dilatando, é porque não está em trabalho de parto ativo, ou, não está se sentindo confortável e protegida no ambiente que está. Lembre-se: Somos mamíferos, e queremos nos isolar para parir.

 Você tem alguma dúvida? Poste um comentário!

Cris Doula! 

Categorias: Relatos de Partos !!

229 Comments

Roberta · 28 de outubro de 2013 às 16:15

Ola eu estou com 25 semanas estou sentindo muita dor nas costa na barriga na vagina nas pernas mais doi muito fui para na martenidade mais como eu to indo
pro 5 filho o medico disse que e nomal mais eu acho que nao e porque eu agora estou ate com escorrimento e estou sentindo muita dor ela vai e volta fui ma minha medica e ela me passou uma ultra mofologica eu fiz e ela mandou eu i pra maternidade de alto risco pra ver porque eu preciso fica prossimo a martenidade ae nao pode acontece alguma coisa comigo e com o bebe e minha barriga arriou um pouco sera que corro risco de minha filha nasce prematura me ajude preciso da resposta ugente

gessica · 1 de novembro de 2013 às 21:37

oie eu tenho 38 semanas e 4 dias e to com 2 senti metro de dilatação e ja tou sentido contrações e enderna de 7 meses meu filho queria naser prematuro e as medicas ñ deixou mim deram utra gestam tomei ater 8 meses e meio e agora estou sentido tudo de novo eo quer eu fasso

jaqueline xavier · 4 de novembro de 2013 às 18:19

Olá cris,tô cm 37 semanas e 3 dias,e hj saiu um muco da minha vagina branco cm uns raios de sangue,quando urino também sai aquela aguinha avermelhada,tô cm um pouco de colica,fui ao medico e ele me mandou de volta pra casa,o que devo fazer

Jaqueline · 5 de novembro de 2013 às 13:11

Olá Cris,

Estou com 38 semanas e 5 dias 4 cm de dilatação,mas não estou sentindo dores, fui a consulta ontem , a dotora fez o toque onde sentir um enorme desconforto que até sangrou, ai ela pediu que fosse ao hospital, onde ela estaria antendendo para fazer de novo o toque e ver se estava sentindo contratações pois quero parir normal, dai ela disse se não tivesse sentindo nada ela iria fazer sesario. É normal fazer tanto toque? E a questão da sesaria e do sangramento no toque? Me ajuda! BJos.

Fernanda · 21 de Fevereiro de 2016 às 10:24

Olá Cris, meu primeiro filho nasceu de cesárea há 1 ano e 6 meses, e estou de 38 semanas e 6 dias da gestação do segundo bebê, pretendo ter parto normal, é possível? Na minha consulta da semana passada já estava com 4 cm de dilatação mas não sinto contração nenhuma, e o nb ja esta encaixadinho porém nada de dor! O que isso ppde significar? Bjs

Cris Doula · 11 de Março de 2016 às 19:57

Suuuuuuuuuper possível!

Gislene · 18 de Março de 2016 às 13:17

Cris, to com 40 s e 5 dias e estou com 1 cm de dilataçao, nao vi saindo mt coisa de tampao, vi só um pouquinho de gosma transparente no meu dedo e tbm não sinto dor nenhuma. Voce acha que consigo ter parto normal ate 41 s e 1 d ? Pq a medica disse que com 41 s e 1 d vou la ver se dilatei 3 cm, se não vou ter que fazer cesária .

isabella · 25 de Abril de 2016 às 20:17

Olá . estou com 35 semanas e 2 dias Hj
fui a minha medica hj ela disse que eu estava com 3 sentimetro de diletação é normal ?
hj ficou saindo uma segreção amarela … sera que já estou em trabalho de parto ??

Sara Emily · 14 de junho de 2016 às 13:07

Ola Cris,entao fui a consulta de pre natal dia 09/06 estava de 35+1 e meu medico me examinou fez o toque e estava com 2 cm de dilatação e marcou uma CE para dia 23/06 mas disse q nao chego ate la queria saber se dilatei mais ate hoje pois venho sentindo muita pressao na vagina e muitas contraçoes com poucas colicas e dores no quadril,sera q vou para maternidade ou posso ir na emergencia,e ah meu exame de streptococcus deu negativo.?

Jessica · 15 de junho de 2016 às 18:57

Olá estou de 37 semanas e 5 dias, estou com 4cm de dilatação e está saindo tampão há 4 dias, será que vai demorar para eu entrar em trabalho de parto!

Jessica · 15 de junho de 2016 às 19:00

Olá Cris, estou de 37s e 5 dias, porém já estou com 4 cm de dilatação e está saindo tampão a 4 dias será que vou demorar mto pra entrar em trabalho de parto? Pretendo ter parto normal!!

thatha · 25 de junho de 2016 às 12:12

ola estou de 37 semanas meu tampao saiu a tres dias e tbm estou com 3 de dilataçao , ja fui a maternidade mais me mandaram de volta , e agora esta saindo uma aguinha como se eu fizesse xixi e nao limpasse e tbm tem mau cheiro , oq devo faze ? sera que corro risco ?

joice · 7 de novembro de 2016 às 21:49

Tenho 40 s e 2d e nao sinto nada de dores,estou com um dedo e meio de dilatação e nada de trabalho de parto é minha primeragestação estou super nervosa

jonathan fernandes · 14 de novembro de 2016 às 15:43

Acompanhei uma ex companheira num pre-natal de rotina no periodo de 32 semanas. Quando o medico disse que a mulher ja estava com 5cm de dilataçao e que devia ir logo ao hospital para ter o bebê… é possivel que esse filho seja meu ou nao???? Pois nas minhas contas ela estaria ainda com 32 semanas de gravidez…

jonathan fernandes · 14 de novembro de 2016 às 15:44

Aguardo um retorno…

Shirlei · 21 de novembro de 2016 às 17:13

Ola . Meu nome e shirlei eu estou com 37 semanas e 1 dia fui ao hospital com 36 semana muita dor fiz o toque e tava com 4cm grosso e mandaram eu voltar pra cs no dia seguinte fui novamente mim medicaram e mim deixou de observacao porem sinto dor no pe da barriga e ela fica dura a todo tempo e sai uma gosma amarelada toda hs tb e a calsinha sempre molhada parecendo que fiz xixi na roupa oq pode ser isso ?

Sheila · 24 de Abril de 2017 às 22:35

Olá estou com 37 semanas de gestação e já é a sexta mas sinto colicas e de vez em quando vou no banheiro e faço diarréia e estou com dois dedos de dilatação será que vai demirar muito para dilatar mais?

Natalia · 19 de Maio de 2017 às 12:36

Olá. Estou com 36s 5dias.com 3-4 dedos de dilatação há um dia. Ja tem 5 dias q comeceu a dilatar.
Os médicos pediram repouso. Pode ter algum problema para voltar a dilatar. Sinto cólicas fracas e algumas contrações . Tbm ja perdi o tampão.
Porém n senti quando dilatei. A bebê ja está encaixada. No toque os médicos consefuem tocar na cabeça dela.
Oq fazer?
Existe algum risco ficar esperando tantos dias?
Existe um risco de não conseguir continuar o trabalho de parto nos próximos dias?

Vanda · 24 de julho de 2017 às 10:19

Olá eu gostaria de tirar uma dúvida eu estou com 40 semana de gestação estou sentindo umas dores fracas e a enfermeira fez o toque e estou com 3cm de dilatação será qu o meu bebê ainda demora pra nascer

Welida · 13 de setembro de 2017 às 9:01

Oi

Eu tô de 38 semana e 3 dias tô com dor do lado da vagina parece que meus ossos estão quebrado e touro sentido cólicas fracas e tá saindo todos os dias um líquido transparente sem cheiro e saiu uma gosma parece catarro em bastante quantidade fui no medico e ele disse que eu já tô com 3 dedo dilatação ele mandou eu andar bastantepra dilatar mais será que vai demorar pro meu BB nascer?

Suélen · 5 de outubro de 2017 às 17:55

Estou com 39 semanas e 2 dias, fui na maternidade e a médica disse q estou com 2 dedo de dilatação, mas o meu colo tá fechado, não tive perda de tampão e nem perda de líquido… Só ando tendo contrações dores lombares e na barriga…

Jessica · 7 de outubro de 2017 às 20:39

Olá Cris, estou com 36 semanas e 3 dias e estou com 3 centímetros de dilatação ja faz 4 dias, fui ao médico e ele me disse pra voltar pra casa e espera as contracoes, vim , so que não vem e normal ?? Minha barriga endurece muito e sinto umas dores fortes e fracas mas o tempo de voltar as dores e de muito tempo , e normal?

Erica Sousa · 9 de novembro de 2017 às 12:00

bom dia , estou com 25 semanas e 5 dias estou sentindo uma dor nas costas e um pouco na barriga a dor é intensa e minha barriga fica dura , porém ela não dura muito para volta , e estou sentindo durante o intervalo uma dor na perereca tipo unas agulhadas é normal .. devo ir para a maternidade ?

Débora · 10 de novembro de 2017 às 11:16

Oi estou com 38 semanas e to sentindo umas fisgadas tipo agulhinha na vagina mas bem na região do Buraquinho mesmo e normal…também to indo muito ao banheiro com o intestino solto e minha primeira gestação tudo me preucupa

Camila · 11 de novembro de 2017 às 11:18

Estou de 28 semanas e o colo do útero abriu estou com 4cm de dilatação mais a bolsa não rompeu e não sinto nada será que meu bebê ainda vai demorar a nascer?

Suellen · 23 de novembro de 2017 às 15:33

Cris estou de 37 semanas e 5 dias e já estou com três dedos de dilatação , será que vai demorar muito para nascer

Gilcinara prist · 7 de dezembro de 2017 às 13:56

Eu tô com 39 semanas comecei a sentir dor durante umas 3 hrs de tempo mas as dores n aumentava aí fui pro hospital quando eu cheguei lá disseram q eu n estava com contração mas fizeram o toque e eu tava com 3 sentimento de dilatação e saiu uma babá da minha vagina aí a moça disse q eu já ia ter mas até agora nada a dor pra ter n vem e já tá com 3 dias q isso aconteceu …
Não sei o que eu faço

Lisiane · 29 de dezembro de 2017 às 11:01

Oi estou de 31 +3 semanas e estou cm 1 dedo de dilatação.
E estou preocupada.
É possível aumentar ou consigo segurar a nenê mais um pouco.
Pois o prazo pra ela nascer é pra 2 feveiro…

Barbara · 29 de dezembro de 2017 às 15:15

Olá Cris estou com 30 semanas e 5 dias fui ao médico pq estou sentindo umas dores no pe da barriga e nas costas,aí o médico fez o toque e constou que eu estou com 2 cm de dilatação,Sei que posso dilatar mais bom ne ou não,Mais isso corre eu ter meu bebê prematuro?
E ter bebe com 30 semanas tem algum risco
Além dele nascer prematuro????
Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Relatos de Partos !!

Relato da Luana – Nascimento Maria Cecília – Cesariana 04/04/2018

Amanhã fará três semanas que minha pretinha nasceu, estamos completamente felizes com a chegada da nossa menininha, ela é uma fofura só. Eu não escrevi nada ainda sobre seu nascimento, mas gostaria de contar à Leia mais…

Relatos de Partos !!

Relato da Kamila – Nascimento Maria Fernanda – 28/02/2018

Sou Kamila Alves, tenho 26 anos. Em Maio de 2016 tive meu primeiro filho. Sempre sonhei com parto normal, porém não busquei muita informação e deu no que deu… cai no papo do médico e Leia mais…

Relatos de Partos !!

Quando retorno ao acompanhamento de partos?

Continuo acompanhando partos até o nascimento do Noah previsto para Junho, mas não estou aceitando gestantes novas pois limitei o número de acompanhamentos, sabendo que estarei mais cansada perto do parto. Pretendo voltar a acompanhar Leia mais…