Pode ser em casa, um parto domiciliar planejado, ou pode ser no hospital. O importante é se sentir segura e amparada,num momento onde não devemos nos preocupar com nada além de aproveitar.

Se preparar para o parto e para a vida nova que esta prestes a começar é muito importante, faz com que a mulher se sinta mais confiante e pronta.
Contar com o apoio de um profissional experiente trás segurança e conforto, saber que aquela pessoa vai respeitar seus desejos, suas escolhas e seu tempo faz a diferença. Poder compartilhar suas dúvidas, medos e ser amparada por uma doula, é o que toda mulher merece nessa transição de mulher para mãe.

O medo faz parte desse processo, é normal temer algo que você nunca experienciou. Mesmo que já tenha tido outros filhos, cada gestação e cada parto trás sua bagagem única. Mas se abrir com alguém de confiança, e desmistificar esses pensamentos é o início para um parto maravilhoso.

Medos mais frequentes:
– Dor; (A dor é uma mensagem que seu cérebro está recebendo e só depende de você como ela será interpretada.Lembre-se que todas as mulheres são capazes de dar a luz a seus filhos de maneira natural, e que cada contração seu bebê está mais próximo de você.)

–  De não conseguir; (Você nunca vai saber se não tentar, deixe acontecer, não desista antes mesmo de dar chance ao seu corpo de fazer o que ele foi feito para fazer.)

– Algo dar errado; ( Se você está sendo acompanhada por um profissional capacitado para atender partos, sendo o parto em casa ou no hospital, este profissional saberá quando é hora de intervir.)

– Do bebê sofrer; (O parto natural é a forma mais segura de trazer seu bebê ao mundo, as contrações, o aperto, a passagem estreita do canal vaginal são fundamentais para prepará-lo para a vida fora do útero.)

– Profissional não estar disponível; ( Todo profissional pode ter uma emergência, ou outro parto no mesmo dia, mas com certeza ele vai deixar alguém de confiança como plano B. Aliás, se o seu obstetra é a favor do parto natural, você vai ver que suas consultas serão remarcadas algumas vezes por conta de outros partos, entenda e tenha paciência.)

– Medo da sala de parto desejada não estar disponível; (Seja por ser maior, por ter uma banheira, ou outro motivo, nunca idealize demais o parto. Imprevistos acontecem, a banheira pode estar ocupada por outra gestante, ou você pode nem gostar da água morna, seu parto pode acontecer em qualquer local, o que importa é você e o bebê.)

Não tenha medo do dia mais especial da sua vida e da vida se seu bebê. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, e deixe acontecer.
Parto é instinto, é explosão de sentimentos, único e especial. Tenham um bom parto!

Cris Doula 

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *