foto do google

foto do google

A resposta é:  Uma gestação é sempre diferente da outra e o parto também.

Se você está grávida, teve uma cesárea e agora fará parto normal, precisa entender que este será o seu primeiro parto. Sim, cesárea na obstetrícia não é considerada um parto e sim uma cirurgia, então esse será seu primeiro parto, que geralmente é longo. Se você está grávida, teve parto normal, seu corpo tem uma memória do parto anterior e a tendência é que esse parto seja sim mais rápido. Mas isso não é regra.

O que eu vejo que influencia muito é o estado emocional da mulher que, como já passou pela experiência, se sente mais segura na segunda vez. A mulher sabe que dói, mas que a dor passa e no final vale a pena. Na teoria no primeiro parto o colo do útero dilata 1 cm por hora quando está na fase ativa. Em multíparas (mulheres que já pariram uma vez ou mais) o colo dilata 2cm por hora no mesmo período. Além disso o colo do útero que antes precisaria afinar para depois dilatar, desta vez afina e dilata ao mesmo tempo.

A posição do bebê, como a cabeça está encaixada, o peso do bebê, entre outros também vão influenciar. Então não deixe de se preparar simplesmente porque você já pariu antes, nem vá para a maternidade no início das contrações achando que o bebê vai pular pra fora tão facilmente. Informe-se, prepare-se, tenha uma doula e ouça seu corpo. Afinal, tudo que sabemos de obstetrícia na teoria nem sempre funciona na prática.

Boa hora,

Cris Doula

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *