Em todo lugar as gestantes aprendem que não é necessário preparar os mamilos para amamentação, mas isso serve apenas para as mulheres que possuem mamilos protusos (com o bico formado para fora.) Aquelas que possuem mamilos invertidos ou planos, precisam sim de preparo para que tenham uma amamentação bem sucedida. Mamilos invertidos ocorrem devido à presença de ductos lactíferos curtos que prendem o mamilo e evitam-no de tornar-se protuberante.

Hoje, o melhor e mais eficiente tratamento para quem tem os mamilos invertidos é o uso do Niplette.
O Niplette é constituído por um molde em forma de mamilo transparente. A intensidade da sucção é controlada pela própria mulher, por isso é indolor!
O Niplette funciona porque a contínua sucção alarga levemente os ductos lactíferos, responsáveis pela inversão do mamilo. Como não há necessidade de divisão dos ductos, a função do peito não é alterada e portanto a amamentação é possível. A velocidade de correção obtida utilizando o Niplette varia com o grau de inversão e com a freqüência de uso.

Se você não conseguir encontrar esse modelo, ou o valor não for acessível, você pode usar uma seringa de 20 ml. Corte a parte da frente, onde vai a agulha, e deixe os dois lados com o mesmo tamanho. Coloque o bulbo ao contrário, encoste o outro lado no mamilo e vá puxando lentamente. Veja se o mamilo sai com a sucção, e se estiver doendo diminua a intensidade. Realizar a manobra de Hoffmann também ajuda muito, para isso coloque um dedo acima do mamilo, e outro abaixo, e faça o movimento como se fosse ordenhar leite, puxando os mamilos para fora.
Quanto o bico sair, você gira lentamente para um lado, e depois para o outro. Repita esses exercícios diariamente, mas fique atenda, estimulação mamilar pode causar contrações, então se sentir que estão se tornando mais frequentes (antes de 36 semanas) diminua o tempo e frequência.
Se seu médico indicar, pare de fazer os exercícios e volte apenas a partir da 37ª semana.
O sol é ótimo para fortalecer os mamilos, então é recomendado durante a gestação (para todos os tipos de mamilos) e durante a amamentação, pois é um ótimo cicatrizante também.  Não use sabonete, cremes e óleos nos mamilos, nem passe bucha vegetal nos mamilos.
Converse também com seu obstetra e veja que dicas ele pode dar para ajudar.
Quando o bebê nascer, se você não conseguir ainda amamentar, procure ajuda de uma especialista em amamentação, ou procure um banco de leite materno, são gratuitos e ajudam muito.


No vídeo eu não concordo com duas orientações: Uma é de que deve-se mudar o seio durante a mamada, 15 minutos em um seio e 15 minutos no outro. Essa informação é incorreta. O bebê deve mamar no mesmo seio até o final, bebês recém-nascidos não conseguirão esvaziar um seio
inteiro, você só deve oferecer o outro se a mama estiver muito vazia e o bebê esteja irritado ao tentar sugar.

A outra orientação é sobre colocar o bebê de lado com apoio nas costas, a orientação atual para evitar engasgos e a morte súbita, é colocar o bebê em posição vertical por 10 minutos e depois, colocá-lo no berço de barriga para cima, sem travesseiros e apoios. Procurar um pediatra ainda na gestação é recomendado, pois você receberá muitas informações e tirará dúvidas.

Amamentar é maravilhoso, só é preciso dedicação, paciência e apoio!

Cris Doula
Que amamentou a Sofia por 1 ano e 6 meses,
sem fissuras e sem dor.

Categorias: Relatos de Partos !!

6 Comments

Mairê Fernandes · 16 de janeiro de 2013 às 16:46

Oi Cris,
obrigada pelas dicas, foram ótimas! 😉
Bjos!

frantivol · 26 de outubro de 2013 às 18:31

Eu uso a seringa cortada. Os bicos dos seios ficam grossos e enormes!

tALITA · 5 de novembro de 2013 às 0:30

nao entendi como se usa aseringa esse niplette e mt caro me explica de novo… obrigada

tALITA · 5 de novembro de 2013 às 0:47

tem como mandar figura de como usar a seringa igual o desenho do niplette

vanessa · 16 de fevereiro de 2016 às 17:30

Olá é possível usar o niplette ou conchas de sucção mesmo durante a gravides? já desde o início?
abs

Lorenlay · 8 de abril de 2016 às 10:34

Faço uso da seringa a três dias, hoje após uso de meia hora já senti diferença bico já fica reto a Aurélia da mama. Grau da minha mama é 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Relatos de Partos !!

Instagram sempre atualizado, espia lá!

Desde o Nascimento do meu segundo filho, ficou complicado ter tempo para atualizar este site, então para quem gosta de acompanhar as novidades sugiro me seguir no Instagram @cristinamelodoula pois lá mantenho atualizado semanalmente. Nos Leia mais…