Muitas gestantes  não sabem o que é e nem para que serve o procedimento de descolar as membranas, e é na verdade uma maneira simples de induzir o parto sem medicações.  Para isso é preciso que a gestante tenha alguma dilatação ( cerca de 1 a 2 cm) , assim o médico poderá com o dedo descolar a bolsa amniótica, podendo assim estimular o corpo e desencadear o trabalho de parto. É importante deixar claro que descolamento das membranas é totalmente diferente de descolamento da placenta, que é uma emergência obstétrica.

O descolamento só é recomendado quando a gestação passa de 40 semanas e mesmo assim não deve ser realizado de rotina, é algo que o médico tem que discutir com ao casal, se eles desejam fazer ou não. Caso ela não queira,  pode aguardar o trabalho de parto natural até 42 semanas ( se os exames mostrarem que tudo esta bem).

O procedimento pode ser dolorido ( mas suportável) e pode causar um pouco de sangramento depois, além disso tem riscos como toda intervenção, uma delas é o rompimento da bolsa. Por isso é importante conhecer antes de fazer.Nem sempre o procedimento funciona e pode ser necessário descolar mais de uma vez.

Cris De Melo
Mãe da Sofia
& Doula!

 


3 comentários

Sirleia · 13 de maio de 2018 às 16:35

Estou de 37 semanas e minha G O fez esse descolamento e até agora nada, e só vi que não é necessário agora. Será que corro o risco de ter meu bebê antes do tet

Daniele Santiago de França · 30 de maio de 2018 às 22:00

Quer o parto e lindo. E um acontecimento Surpreendente. Anteciosamente : Doula Daniele Santiago de França. ♡♥♡

marcia · 19 de junho de 2018 às 11:34

estou preocupada estou de 7 semanas fiz a ultrassom deu deslocamento de membrana gostaria de saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *