Todas as mulheres que eu acompanho buscam um parto normal, o mais natural possível, mas e quando isso não acontece?

Nada na vida é garantido e eu costumo dizer que obstetrícia é uma caixinha de surpresas. Nós mulheres planejamos como será o nosso parto, mas precisamos ter a mente aberta para algumas intercorrências, e inclusive uma cesárea necessária. Então se você está grávida, converse com o seu parceiro, com o seu obstetra, com sua doula, sobre tudo o que você deseja para esse momento.
Por ex: parir na banheira, sem ocitocina, sem pessoas desconhecidas, com pouca luz, amamentação na primeira hora, etc. MAS, tenha em mente que pode ser necessário algo diferente, e você precisa estar preparada para outros planos.

Se você pretende parir na banheira de um hospital, entenda que ela pode estar ocupada ( caso seja apenas uma), ou até mesmo quebrada, afinal coisas assim acontecem. Pense, que por mais que você não queira, pode acabar pedindo pela analgesia, e não é nenhum crime. Você precisa respeitar seus limites. Se as suas contrações não ficarem ritmadas, o obstetra após certo tempo pode indicar a ocitocina ( muito comum quando realizada analgesia).
Por mais que você deseje tal posição, na hora pode acabar não sendo tão confortável e/ou não ser a melhor para você.

Lembre-se que o parto pode ser mais longo do que você deseja, pode ser mais difícil, e que nenhum parto é igual ao outro.
Faça planos, tenha seus desejos, mas tenha a mente aberta para mudanças, saiba como lidar com as pedras no seu caminho sem frustração.
E para ter certeza de que nada sairá dos seus planos desnecessariamente, tenha um obstetra realmente a favor do parto natural.

As intervenções são péssimas quando feitas de rotina, sem necessidade, mas existem indicações para que sejam usadas.
Informe-se, leia, empodere-se e uma boa hora!

Cris De Melo
Doula!


5 comentários

francisca · 1 de maio de 2012 às 18:21

Cada vez mais tendenciosas às intervenções essas suas postagens… Que triste!

Cris Doula · 1 de maio de 2012 às 18:57

Francisca, quem me conhece inclusive os profissionais com quem trabalho, sabem muito bem o que defendo e incentivo.
Intervenções desnecessárias não estão na lista, mas cada vez mais vejo as mulheres com vergonha de admitirem que pediram por uma analgesia,
mesmo quando elas sentem que foi a escolha certa.
Mulheres frustradas porque precisaram de uma cesárea necessária, após horas e horas de TP, dedicação, acompanhadas por profissionais
maravilhosos.
A mulher precisa se preparar para mudanças, quantas planejam o parto em casa e no fim não conseguem? Ou um parto natural no hospital que no fim não
acaba como elas gostariam.
Bradicardia fetal acontece, hemorragias, parada de progressão, complicações e intervenções necessárias.
Eu poderia ter não aceitado seu comentário, mas aceitei e estou respondendo, porque eu sei muito bem o que defendo e não é o que você está dizendo.

Cris Melo
Doula

Josiane · 1 de maio de 2012 às 21:00

Certo, Cris!

Cada mulher tem a sua própria realidade para enfrentar na hora do parto. Por mais que se prepare, na hora é na hora! As intervenções não devem ser rotineiras, como disseste. Mas se elas existem, que possam ser usadas em casos de real necessidade e sempre com o aval da parturiente. Parto humanizado é um pacote de escolhas que atendem as necessidades e subjetividades da dupla mãe-bebê, e não um padrão pronto ou ideal. Certamente, um parto sem intervenções é o ideal, mas se criticamos o padrão existente, acredito que não devemos criar outro “padrão”. Não estamos falando de uma ciência exata, estamos falando de relações, no caso de necessidade, de custos X benefícios. O mais importante, portanto é sempre a informação e o poder de escolha (e a mente aberta, claro)! Sejamos todas felizes em nossos partos!

Beijos, adorei o post!

Ceila Santos (@ceila) · 14 de junho de 2012 às 15:54

Parabéns pelo post, Cris!!! São justamente posts como esse que ajudam a desmistificar o parto idealizado. Eu precisava ter lido mais posts como seu que ajudam a nos preparar para os possíveis resultados do parto normal. Não encontrei mtos posts assim… Resultado? http://blogdodesabafodemae.blogspot.com.br/2012/06/parto-idealizado.html

Fran · 8 de maio de 2013 às 12:59

Adorei o post!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *