195956_169571219761917_166584723393900_417361_6853094_n

Problema comum entre as novas mamães, um dos maiores problemas que fazem com que a mulher pare de amamentar… como suportar a dor? o que fazer? o que evitar? Saiba agora!Quando eu estava grávida da Sofia, minha obstetra recomendou o uso da bucha vegetal diariamente no banho a partir do 4º mês, mas hoje isso já não é mais recomendado. Sabe-se que não é necessário nenhum preparo especial para os mamilos, mas devemos evitar hidratantes, sabonetes e qualquer pomada durante a gestação, pois elas deixam a área mais sensível.

O sol é maravilhoso para ajudar a fortalecer, e também é um excelente cicatrizante quando os mamilos já estão machucados. Mas por quê o mamilo fica fissurado? O grande responsável é a pega incorreta do bebê, muitas mulheres acham que estão fazendo da maneira certa, mas quando um profissional avalia já indica várias pequenas e importantes modificações.

Alguns bebês também enganam as mães, após estarem cheios eles continuam sugando, mas na verdade é o chupetando, que faz um movimento que suga apenas o bico do seio e não a auréola como deveria, isso também causa desconforto e fissuras. Um seio muito cheio de leite, acaba empedrando, o bebê suga com força mas não consegue sugar o leite, por isso é importante não deixar que o seio fique muito cheio, fazendo a ordenha sempre que necessário apenas para tirar o excesso, assim o mamilo fica macio e o bebê consegue mamar.

E se já está machucado?
Toda vez que for amamentar preste atenção na posição do bebê, barriga com barriga, com a boca bem aberta abocanhando o máximo que conseguir da auréola, ouça se ele está engolindo, não deixe que ele durma no seio, faça com que ele mama até fica satisfeito. Se necessário tire um pouco da roupa do bebê e mexa nos seus pés, mãos e orelhas, converse com ele. Após a mamada, passe seu leite nos mamilos e deixe-o secar naturalmente, muitas pessoas recomendam mas eu não indico as pomadas de lanolina etc.
Corrija a pega do bebê e deixe o mamilo respirar secando naturalmente com o leite, e tenha paciência, logo essa fase acaba. Se estiver muito machucado, use óleo de girassol, o dersani, excelente para cicatrizar feridas.

E se não resolver nada disso?
Algumas mães não conseguem fazer essas dicas sozinhas, algumas não conseguem ordenhar o excesso de leite, se você também não consegue, procure um banco de leite próximo, essas profissionais estão acostumadas com esses tipos de problemas e lidam com eles diariamente. Se você tem muito leite, aproveite para doar para quem não tem, lá eles vão passar todas as recomendações.
Se você tem uma Doula, ligue para ela e peça ajuda, não deixe de falar.

 

Cris De Melo
Doula que amamentou 6 meses exclusivos
e prolongado por 1 ano e meio.


3 comentários

marta · 26 de fevereiro de 2013 às 9:25

Obrigada me esclareceu bastante

Fernanda Rojo · 26 de outubro de 2016 às 15:01

Boa tarde. Meu filho tem um ano e toma leite materno. A um mês meios seios aparecem cortes, queimam demais e estão inchados. passo pomada depois volta. O que eu faço pode ser alguma doença?

Márcia Daiane Freire Alencar de Menezes · 14 de julho de 2018 às 2:48

Fernanda Rojo meu mamilo esta assim também, to usando bepantriz mas não ta resolvendo, fui na Ginecologista e ela acha q pode ser do dentinho ou a pega errada, mas meu bebê está com 10 meses sempre mamou certinho porque agora que apareceu esse problema. O que vc fez? conseguiu identificar seu problema e resolver?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *