1-      Por quê você decidiu ter uma Doula?

Desde antes de engravidar, na minha cabeça e no meu coração, só tinha espaço para um parto normal ( talvez pelo próprio exemplo da minha mãe, que teve 3 partos normais, rápidos, e sempre falou muito bem sobre eles). Pra mim, a cesárea nunca foi uma opção, e eu tinha pavor de pensar nessa possibilidade. Por causa disso, procurei me cercar de pessoas que fossem me ajudar nessa escolha. A doula seria fundamental para me dar todo o apoio que eu precisasse, me ajudando tanto antes como no momento do parto, me dando segurança, me orientando, e com ela ao meu lado, eu teria a certeza que de que não entraria numa cesárea desnecessária, por comodismo de médicos ou de hospitais. 


2-      Como descobriu que era uma doula e como escolheu a sua?

Eu já tinha lido alguns relatos de parto na internet, e em muitos deles com o acompanhamento de doulas. Pouco antes de engravidar, eu entrei numa comunidade do Orkut, procurando médicos que fossem realmente a favor do parto normal aqui em Florianópolis. Cheguei na comunidade que a doula é moderadora, achei o blog, e comecei a acompanhar ele diariamente, conhecendo seu trabalho e me apaixonando por ele. Quando meu obstetra me indicou ela como doula, tive certeza da minha escolha!!


3-      Como foi ter uma doula no parto?

Foi muito bom poder contar com a doula nesse momento tão importante para mim!!! Ela me passou toda a segurança que eu tanto queria, me orientou para eu encontrar as posições mais confortáveis, ajudou nas massagens, nas respirações, nas compressas frias, foi meu grande apoio, e sem ela, talvez eu não tivesse agüentado um parto sem analgesia.


4-      Como foi o trabalho de parto e parto? Se pudesse voltar atrás,faria algo diferente? 


Meu trabalho de parto foi rápido!! Comecei com cólicas leves na madrugada, cólicas parecidas com cólicas menstruais, e só fui pra maternidade porque estava com a pressão super baixa e achando que ia desmaiar a qualquer momento. Cheguei na maternidade logo após o almoço, já com 9 cm de dilatação, e no final da tarde a Catarina nasceu, num parto de cócoras lindooo (que sempre foi uma posição super confortável pra mim!!). Foi a sensação mais gostosa que já, sentir meu corpo trabalhando, sentir que ela também estava fazendo a parte dela!! Foi tudo tão perfeito e tão mágico que viveria tudo novamente, do jeitinho que foi!!


5-      Você acredita que o parto tem alguma relação com a personalidade do bebê?

Eu acredito que o parto é um trabalho em conjunto da mãe com o bebê, e é o primeiro desafio que a criança vai superar. Independente da via de parto, eu acho importante a criança escolher o momento que queira nascer, e que isso, junto com muitos outros fatores, vai contribuir sim para a personalidade do bebezinho.


6-      No próximo filho, pretende ter parto normal?

Ainda não temos planos para o próximo filho, mas sem sombra de dúvida, vou querer outro parto normal!!


7-      O que você gostaria de dizer aos casais a espera de um bebê?

Dicas, conselhos entre outros.

Se preparem para o parto, leiam muito sobre o assunto, se informem, procurem estar rodeados de pessoas que vão lhe dar apoio nesse momento tão importante. Os exercícios físicos e uma boa alimentação são importantes para a mulher se sentir disposta durante toda a gravidez. Mas acima de tudo, curtam cada etapa da gravidez, sejam parceiros um do outro, tudo passa muito rápido!!


8-      Como é a vida após a chegada do bebê?

No começo tudo é muito novo, bastante cansativo também, já que tanto os pais como o bebezinho estão se conhecendo ainda. A rotina muda bastante, é uma fase cheia de adaptações e novidades, tudo no começo gira em torno dele!! Mas com o tempo tudo se ajeita, e tudo vai ficando mais fácil!!!


9-      Você ficou satisfeita com o trabalho da doula e com o parto?

Sim, e como fiquei!! Desde o começo da gestação (e até antes de engravidar), a doula me ajudou muito, sempre tirando minhas dúvidas, me dando apoio. E o parto foi lindo, ainda é difícil de acreditar que tudo aconteceu da maneira que aconteceu!!


10-    Deixe um recado:

O parto foi até agora, o momento mais lindo e mágico que vivenciei!!! Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei que seria tudo tão perfeito assim!!

Nosso corpo está preparado pra passar por isso, é tudo muito natural!! A dor vem e passa, e ela é do tamanho que a gente encara ela!! Não tenham medo de passar por esse momento, todo mundo é capaz de parir naturalmente, basta preparar o corpo, a alma, e o coração!! Cada um deve dar a si mesmo a chance e a oportunidade de vivenciar isso!!

E para quem tem esse sonho, procure estar cercada de médicos e pessoas que vão lhe dar apoio e suporte, assim você se sentirá segura com as decisões que precisarão ser tomadas.

Cris, obrigada mais uma vez por estar presente em um momento tão especial de nossas vidas!!!!!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *