images

Quando buscamos uma doula, pesquisamos e contratamos quem simpatizamos mais. Verificamos experiência, o que inclui no acompanhamento e desejamos que aquela pessoa esteja presente na nossa gestação, parto e pós-parto. A mesma coisa com a parteira ou obstetra, escolhemos para nosso parto o profissional que nos sentimos mais seguros. O que a maioria das pessoas esquece é que esses profissionais, apesar de amarem seu trabalho,  também são seres humanos que adoecem, tem família, e uma vida pessoal além da profissional.

Então, uma pergunta importantíssima a ser feita para esses profissionais é: Qual a sua disponibilidade e quem você indica caso você não possa me atender?

Sim, precisamos lidar com o fato de que os obstetras, a grande maioria, tem consultório, fazem plantões em hospitais, e dependendo do dia ou horário não podem atender um parto. Assim como parteiras. Ainda mais se você planeja um parto domiciliar, quem é a parteira back up que vai atender você? Doulas não são diferentes. Algumas tem um emprego além da doulagem, e durante o expediente não podem atender um parto.

Qualquer profissional que trabalhe com partos precisa ter ou indicar um reserva, mesmo que esse profissional tenha uma agenda livre, com poucos partos, alguns bebês adiantam e nascem semanas antes do previsto, enquanto outros passam da data prevista, e partos simultâneos podem acontecer. Se isso acontecer, quem esse profissional pode contar para ajudar?

Nenhum profissional pode dar 100% certeza de que estará presente no parto, pois todos nós podemos adoecer, ter uma emergência ou até mesmo viajar para um congresso ou de férias, e acertar esses detalhes com quem você escolheu, durante a gestação é fundamental.

E se não tiver ninguém para substituir no dia?
Sim, isso também pode acontecer. Assim como o profissional que você escolheu os back ups também podem ter imprevistos. Podem estar em outro parto, com compromissos pessoais, e não poderem substituir quem você escolheu.
O que será feito nesse caso? Isso precisa estar decidido durante a gestação.

O plano de parto é importante para todas as mulheres, especialmente nesses casos onde você pode parir com back up, ou sem profissional nenhum, então nunca deixe de fazer o plano.

É fundamental que você se sinta á vontade para ter uma conversa franca com os profissionais que estarão no seu parto, e para que você se sinta segura, mesmo se o parto não for com o profissional que você havia escolhido. Vai dar tudo certo!!
Uma boa hora!

Cris Doula


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *