A gestação é uma fase maravilhosa, mas que envolve muitos sentimentos diferentes, incluindo medo e ansiedade.

Quem já gerou um filho, como eu já gerei, sabe que a coisa mais comum na gestação são pessoas ( quase sempre bem intencionadas..) lhe contando histórias ( tragédias) que ouviram, ”viram” entre outros. O que essas pessoas não sabem ( lembram de pensar) é que coisas assim não ajudam gestantes, e ao invés disso geram mais medo, o que atrapalha inclusive nas decisões que ela precisa fazer sobre o parto e cuidados com o bebê. 

Então, se você não está grávida, pense mil e uma vezes antes de contar alguma ”experiência” para uma futura mãe. Pense mil e duas vezes antes de dar um conselho, e lembre-se que nem sempre o que foi bom pra você, é o indicado por profissionais, e/ou fará bem para outra pessoa.

Se você está grávida, evite esses comentários, quando começar o assunto na roda que você está, não tenha vergonha de levantar e sair. Você não deve e não precisa ouvir esses comentários. Se você planeja um parto natural hospitalar ou domiciliar, e alguém não concorda, corte o assunto logo no início, e se tem medo de ser rude é melhor nem entrar no assunto partos. 

Sempre uma doulanda minha me conta algum absurdo que ouviu, ou sapos que teve que engolir, e que muitas vezes vem da própria família.
Eu sempre digo para que ignorem esses comentários, e que se for obrigada a ouvir, sempre tire algo de bom e não preste atenção no trágico.
 Se alguém contou algo de ruim em tal maternidade, vale a pena pesquisar na internet quantas histórias-tragédias constam na pesquisa, pode ser uma dica para evitar tal instituição, a mesma coisa com médicos e outros profissionais.

Mas lembrem-se, fatalidades acontecem todos os dias no mundo todo, e ninguém está salvo disso. Nem sempre é culpa de alguém, é simplesmente parte da natureza. 

Curta sua gestação, procure por pessoas que buscam as mesmas coisas que você ( grupos online e de suas cidades), poupe energia para coisas boas e fuja de coisas ruins! E por último, desabafe com alguém que entenda o que você está passando, não guarde esses medos!!

Cris De Melo
Doula! 

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *