Essa é uma dúvida de praticamente todas as gestantes de primeira viagem. O que elas não sabem é que não existe uma maneira exata de descrever uma contração. É, cada mulher sente a contração de uma maneira diferente. Algumas sentem uma forte cólica que vem e vai. Algumas sentem também dor nas costas, na lombar, logo acima do bumbum. O que todas devem saber é que em algum momento, o instinto (ou dor) falará mais alto, e a mulher vai saber que está em trabalho de parto.

O que é contração?

É quando o útero inteiro se contrai fazendo uma ”força” pra baixo tentando expulsar o bebê. No início as contrações são irregulares, tem intervalos grandes (15 em 15 minutos, 10 em 10..) geralmente é a fase latente. Na fase ativa do trabalho de parto as contrações tem intervalo curto (4 em 4 minutos, 3 em 3 minutos..) e duram entre 30 e 60 segundos.

Mas e a dor?

A dor é apenas uma mensagem que seu cérebro recebe de que algo esta acontecendo. Ele pode não saber o que é mas você sabe. Então lembre-se, não tem nada de errado, você não está doente, é apenas o seu bebê CHEGANDO! Já acompanhei mulheres que sentiam muita dor durante as primeiras contrações, assim como já acompanhei mulheres que estavam parindo apenas sentindo cólicas que vinham e iam com intervalo bem curto. A dor depende apenas de você. Se respirar fundo e devagar durante as contrações, lembrando sempre que nada está errado, você vai lidar bem com ela. Mas se pensar que não vai conseguir, e se sentir que alguém está atrapalhando o seu parto, aí a dor se torna insuportável. Outros fatores como uso de medicamentos (ocitocina e misoprostol) e intervenções, podem fazer com que essa sensação seja mais intensa do que o normal.

E o que significa a saída do tampão?

Significa  que o seu corpo está se preparando, que o colo do útero está modificando (o que não significa que está dilatando). Mas você não deve ir para maternidade por este motivo, e nem ficar desesperada achando que o bebê vai nascer. Mesmo após a saída dele, pode demorar alguns dias ou semanas até o parto.

Quando ir para a maternidade?

A recomendação é seguir para maternidade quando as contrações estiverem de 3 em 3 minutos por mais de uma hora. Isso se o bebê estiver se movimentando normalmente, se você não tiver um sangramento ou perdendo líquido. Ter uma doula e um obstetra a favor do parto humanizado faz toda a diferença. Primeiro porque uma doula experiente sabe quando você está em trabalho de parto pela sua voz no telefone e pelos sintomas que você relatar. Se você achar necessário ela vai até sua casa e acompanha seu trabalho de parto ajudando a controlar a ansiedade e ir apenas quando o parto está mais próximo. O obstetra em parceria com a doula sugere o que fazer quando a bolsa rompe por exemplo, evitando que você vá correndo para a maternidade. A sua equipe junto com sua família, fazem com que você esteja tranquila para fazer o seu parto.

É fundamental que a gestante e seu acompanhante saibam o as fases do trabalho de parto, o que é normal e o que não é, para que no dia saibam o que fazer para acelerar e facilitar o trabalho de parto. Procure uma doula em sua cidade, um curso para gestantes de qualidade e informe-se.

Cristina Melo
Doula! 


5 comentários

Lauriane · 17 de abril de 2016 às 19:20

Hahhaha como assim a doula da o diagnóstico por telefone???!!!
Tem mecônio! Mas como vc sabe? Ah ela tinha uma voz meio cagada sei la

Cris Doula · 2 de maio de 2016 às 15:18

Doula não dá diagnóstico nem por telefone nem pessoalmente.
Mas é muito fácil saber se tem mecônio, pois o líquido vem com uma coloração totalmente diferente do normal,
que é transparente como água.
QUalquer cor diferente (amarelo, verde ou preto) significa que o bebê liberou mecônio.
Então Lauriane, ou você estuda mais para falar, ou vai fazer papel de idiota ao comentar.
Liberei seu comentário exatamente por isso.

GABRIELLE · 16 de outubro de 2016 às 14:25

Eu senti uma dor vindo da costela indo pros lados e indo pra baixo,como se estivesse furando,estou com 35+3,será q foi uma contração?

Maria luiza · 30 de outubro de 2017 às 8:21

Sentindo contrações de 4em4minuto sem dilatação o q devo fazer?

FERNANDA SANTOS SILVA · 18 de abril de 2018 às 21:13

Eu estou de 40 semana ja e estou sentido dor na loba e sentido o bebê empurrando bastante umas cólica e saindo umas rajada de sangue com gosma amarelada o que devo fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *