baby_kicking_quotes

Recebo muitos comentários com essa dúvida e várias mulheres perguntam se é normal o bebê parar de mexer perto do parto, se devem ir no hospital todo dia monitorar o batimento e a reposta para essas duas dúvidas é não!

Para saber se o bebê está bem é só prestar atenção nos movimentos do bebê, que surgem a partir do segundo trimestre. Começa com movimentos sutis, e até o terceiro trimestre os movimentos são intensos e até mesmo desconfortáveis. Um bebê que se mexe com frequência é um bebê saudável. Muitas mulheres acreditam que se o bebê chuta muito é porque está desconfortável com a posição dela, ou que algo ruim está acontecendo e é exatamente o contrário. Um cérebro bem oxigenado faz com que o feto se movimente, um cérebro sem oxigênio suficiente deixa o bebê lento, quieto, ficando horas sem se movimentar.

Em 2011 acompanhei uma gestante me ligou no dia em que completava 40 semanas, dizendo que não sentia o bebê se movimentando como antes. Já era meio-dia e ela não sentia ele desde que havia acordado. Recomendei que ligasse para sua obstetra para uma avaliação. Ela ligou e a obstetra disse que era normal. Passou a tarde e o bebê mexeu, mas um movimento muito leve, estava muito mais quieto do que o normal. Pedi que ela fosse então a maternidade e fosse consultada pelo plantonista, me encontrei com ela lá. Isso já era noite e  o plantão estava muito movimentado. Quando ela foi atendida fez um exame chamado cardiotocografia, que monitora os batimentos do bebê e sua vitalidade por 20 minutos. O resultado do exame não foi bom. O batimento dele não tinha alteração, o que significava que ele não respondia nem aos estímulos feitos pelo obstetra. Sua médica foi chamada e as 2 da manhã indicou uma cesariana. O bebê nasceu com apgar 4 o que é muito baixo e com a saúde comprometida. A ida até a maternidade, a atenção dela aos movimentos dele, literalmente salvaram a vida do bebê, que hoje é um menino super saudável.

Por isso sempre que uma gestante me diz que o bebê está a horas sem se movimentar, eu recomendo que ela faça uma avaliação, afinal não faz mal algum pecar pelo excesso de atenção. No Reino Unido uma organização chamada ”Count the Kicks (conte os chutes)” alerta os pais sobre a importância de monitorar os chutes do bebê, especialmente no final da gestação, após 37 semanas.

Portanto, se seu bebê está se movimentando fique tranquila, ele está bem. Essa é inclusive a melhor maneira de monitorar o bebê durante o trabalho de parto. Se você notar o bebê está mexendo menos do que o normal, não hesite, procure seu obstetra / parteira / doula.

Cris Doula


17 comentários

Os comentários estão fechados.