baby_kicking_quotes

Recebo muitos comentários com essa dúvida e várias mulheres perguntam se é normal o bebê parar de mexer perto do parto, se devem ir no hospital todo dia monitorar o batimento e a reposta para essas duas dúvidas é não!

Para saber se o bebê está bem é só prestar atenção nos movimentos do bebê, que surgem a partir do segundo trimestre. Começa com movimentos sutis, e até o terceiro trimestre os movimentos são intensos e até mesmo desconfortáveis. Um bebê que se mexe com frequência é um bebê saudável. Muitas mulheres acreditam que se o bebê chuta muito é porque está desconfortável com a posição dela, ou que algo ruim está acontecendo e é exatamente o contrário. Um cérebro bem oxigenado faz com que o feto se movimente, um cérebro sem oxigênio suficiente deixa o bebê lento, quieto, ficando horas sem se movimentar.

Em 2011 acompanhei uma gestante me ligou no dia em que completava 40 semanas, dizendo que não sentia o bebê se movimentando como antes. Já era meio-dia e ela não sentia ele desde que havia acordado. Recomendei que ligasse para sua obstetra para uma avaliação. Ela ligou e a obstetra disse que era normal. Passou a tarde e o bebê mexeu, mas um movimento muito leve, estava muito mais quieto do que o normal. Pedi que ela fosse então a maternidade e fosse consultada pelo plantonista, me encontrei com ela lá. Isso já era noite e  o plantão estava muito movimentado. Quando ela foi atendida fez um exame chamado cardiotocografia, que monitora os batimentos do bebê e sua vitalidade por 20 minutos. O resultado do exame não foi bom. O batimento dele não tinha alteração, o que significava que ele não respondia nem aos estímulos feitos pelo obstetra. Sua médica foi chamada e as 2 da manhã indicou uma cesariana. O bebê nasceu com apgar 4 o que é muito baixo e com a saúde comprometida. A ida até a maternidade, a atenção dela aos movimentos dele, literalmente salvaram a vida do bebê, que hoje é um menino super saudável.

Por isso sempre que uma gestante me diz que o bebê está a horas sem se movimentar, eu recomendo que ela faça uma avaliação, afinal não faz mal algum pecar pelo excesso de atenção. No Reino Unido uma organização chamada ”Count the Kicks (conte os chutes)” alerta os pais sobre a importância de monitorar os chutes do bebê, especialmente no final da gestação, após 37 semanas.

Portanto, se seu bebê está se movimentando fique tranquila, ele está bem. Essa é inclusive a melhor maneira de monitorar o bebê durante o trabalho de parto. Se você notar o bebê está mexendo menos do que o normal, não hesite, procure seu obstetra / parteira / doula.

Cris Doula


17 comentários

Nathalia · 27 de setembro de 2013 às 12:32

Olá, queria apenas deixar uma observação. No parto do meu primeiro filho, a minha preocupação com a diminuição da movimentação me levou a maternidade, estava de 39 semanas ansiando um parto normal, lá fizeram a cardiotoco por 30 minutos e disseram q ele estava ‘hipo-reativo’, foi então feita uma cesárea que quase me matou, literalemente, a anestesia me causou uma parada cardiaca, uma das várias complicações que uma cirurgia pode ter, mas ninguem explica. Entretanto, como minha atual médica disse, um feto hipo-reativo, ou que se mexe pouco não é indicação pra cesarea, é preciso repetir a cardiotoco após uma refeição, e depois de algumas horas, existem diversas formas pra estimular o bebê no útero. Por fim, sobrevivemos por um milagre, meu bebê nasceu com apgar 3, pois fiquei 10 minutos em parada cardiaca antes de retirarem ele. Sei que existem casos e casos, mas temos que tomar cuidado para não reforçar os mitos…

Cris Doula · 8 de outubro de 2013 às 17:55

Nossa Nathália que horror. Sim, se o bebê diminuiu os movimentos é preciso atençãp, cardiotoco, estímulo, (incluindo COMER e aguardar 1 hora) e não partir pra cesárea. lamentável o que fizeram com você!

joseane duarte · 22 de outubro de 2013 às 7:56

E no meu caso, que foi somente ha um mes, ainda investigo sabe….Meu bebe nao sobreviveu, mesmo com um pre natal perfeito ao olhar medico, pressao perfeita, sem protenuria, sem inchacos na gravidez toda, nenhuma indicacao que às 40 semanas e 4 dias eu viesse a ter um pre eclampsia. Sem sinal nenhum durante toda a gestacao. Quase morri tambem, pois meu desejo era um parto humanizado.Uma decisao tomada baseada numa gestacao de baixo risco. Senti uma primeira contracao seguida de uma dor horrivel, initerrupta, onde como era primeira gestacao nao fazia ideia qual era a dor de parir. Como identificar que algo acontecia de errado? Nem a doula conseguia identificar que na verdade sentia essa colica, no meu olhar leigo, minha placenta se descolando com meu anjinho. Esperei 5 horas de dores horriveis ate que parteira e medico tivessem certeza que nao era trabalho de parto falso…. as duas primeiras horas foram confirmacao dessa possibilidade. E as demais horas para chegarem ate mim, alferirem minha pressao, e verificarem que estava 18X4. ( por duas horas nao entrei em contracao ritmada), e o coracao de meu bebe ja nao podia mais ser escutado. Gestacao de primeira viagem. Sabe o que me pergunto, se exatamente na hora em que senti minha primeira contracao e se estivesse saindo correndo a um hospital, tendo um pre natal bem feito, ou seja, eu soubesse dessa gravidez de alto risco, eu nao teria salvado meu filho….. Isso é muito serio…. Pois devido a esse pre natal, a decisao de parir em casa foi tomada. Se foi uma doenca rara ou nao no meu caso, ainda tenho muitas razoes para afirmar aqui, pode ter havido negligencia, e que parto humanizado é uma possibilidade de parto realmente. Mas hoje no urbano, na vida que as pessoas das cidades levam, o preparo de uma primeira gestacao é o maior dos cuidados, pois nós maes de primeira viagem nao temos a experiencia de sentir nada. Nem a dor, nem como identificar, por mais leitura ou informação que venhamos a ter e buscar. Como fica a atualizacao desses medicos, de voces com digno trabalho e funçao, na leitura de novas mulheres, novos tempos, a respeito desses cuidados. O que deixo a reflexao é o quanto voces, novos profissionais dessa area, estao aptos a preparar emocionalmente uma mae por exemplo para sim, com toda a sutileza que acao exige, de ter a possibilidade de nao receber seu filho no parto. É uma realidade isso… Entao abordar sim essa questao quando a preparacao na gestacao toda acontece. Nao é questao de morbidez, mas de possibilidades. Hoje me deparo com doulas, parteiras que nao sabem me falar sobre essa questao.O pensamento positivo é fato de modificar tudo ao nosso redor, acredito fielmente nisso, mas as possibilidades São. Existem. Devem ser vistas. Fica aqui minha reflexao…..

Cris Doula · 25 de outubro de 2013 às 14:37

Joseane, lamento muitíssimo a sua perda. Infelizmente sim, fatalidades acontecem (como aconteceu com você). Não acho que tenha sido negligência da sua equipe, descolamento de placenta é algo raro, ainda mais sem hemorragia (pelo que vi você não teve né?); Fica aqui meus pêsames, e um forte abraço!

Ana · 26 de setembro de 2016 às 3:11

Ola.meu bebe se mexe muito as vezes parece que ele nem dorme.A noite quando acordo ele ta se mexendo estou de 27 semanas.é normal ele se mexer bastante?

Sabrina · 26 de setembro de 2016 às 11:19

– Bom dia!
Pois é! Estou com 5 meses de gestação, é uma menina. Nossa ela se mexe muito e muito forte. Eu queria saber se isso é normal de um bebê se mexer toda hora ??
Ontem por exemplo, entrando pela madrugada por voltas das 4:00hrs, ela não deixava eu dormi direito, eu conversando com ela pedindo pra parar (rs) ela não parava. Só parou um pouco quando eu me levantei e andei um pouco na sala. Contudo, eu não sabia o que fazer estava nervosa, sei lá, essa é minha primeira vez de ter bebê e estou tendo experiência agora. Tenho 20 anos. No momento moro com meus pais, mais em breve estarei morando com meu marido, e vou me casar em novembro esse ano (2016). Estamos apenas se ajeitando primeiro.

· 29 de maio de 2017 às 14:10

Boa tarde eu estou com uma duvida eu completei 40 semana e dois dias já e nada do meu bebe nascer o que devo fazer ….espera mais uma semana a data provável do parto era dia 27\05/17/e ate agora nada se que devo obter uma cessaria de presa….

Luana · 11 de setembro de 2017 às 17:11

Tou de 37 semanas e perdido liquido e sentido umas colica e galta de ar e normal

Olá!! · 30 de outubro de 2017 às 1:30

Depois de três abortos seguidos,consegui engravidar novamente.Estou com 32 semanas e ja fui três vezes ao hospital por meu bebê está mexendo pouco. Nas cardiotocos sempre dá tudo bem,mas ainda assim fico preocupada.Faço uso de anticonvulsivos e meu pré natal é de alto risco.Nas ULTRAS tbm sempre tenho bons resultados. Então pq meu bebê mexe tão pouco? É possivel erros na cardiotoco? E até quantas horas é normal o bebê ficar quietinho?

Rose · 11 de dezembro de 2017 às 13:48

Olá estou de 26s e 2d porém o meu bebê a três dias vem se mexendo pouco o ritmo diminuiu o que faço estou preocupada devo ir a uma emergência?

Tania · 17 de dezembro de 2017 às 14:21

Oii gente to 36 semanas e meu bebe mexe muito chega a ser desconfortável e normal?

Gabriela · 29 de abril de 2018 às 20:29

Boa noite, estou grávida de um menino c 31 semanas, já tenho uma menina q mexia bastante na barriga, já meu menino mexe raramente,fui ao médico e contei a ele o msm estimulou muito para q o bb mexesse,mais ele nem mudou d posição, fiquei muito preocupada.o médico me mandou fazer um doppler, acho q é esse o nome..
Estou c muito medo..
Hj meu menino mexeu um pouco.
Mais nem sei o q pensar! Nem o q fazer, não consigo pensar em nd q não seja a saúde d meu bb..

ERIKA FABIANA CRUZ MORAIS VIEIRA · 27 de maio de 2018 às 13:06

Meu bebê mexe tanto que tenho a sensação de que ela nem dorme kkk, é normal?

Samantha · 30 de julho de 2018 às 16:46

35+5. Sinto a barriga muito dura mas n sinto o meu bebe.
Sinto sempre pressao do lado direito barriga torta.
Sera normal?

Iara Santos França Dias · 4 de outubro de 2018 às 12:16

Sinto a barriga muito dura, mas sinto o meu bebe bem pouquinho,e ela mexia muito.Estou com 38 semanas e preocupada.
Sinto sempre pressao do lado esquerdo e barriga torta,mas ela leva horas sem mexer,e quando mexe é bem fraquinho.
Sera normal?

Mary oliveira · 8 de janeiro de 2019 às 11:50

Estou com 26 semanas e sinto que minha bebê mexe pouco, normal isso?

Eduarda Pereira · 18 de janeiro de 2019 às 12:27

Boa tarde estou no 3° trimestre com 37 semanas minha bebê constava se mexer muito. Agora já não sinto ela se mexer direito ela tem se mexido muito pouco isso e motivo de preocupação?
Eu estou procurada oq fasso ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *