Hoje em dia muitas mulheres já sabem o que é uma Doula, e querem muito ter uma acompanhando a sua gestação, parto e pós-parto. Isso é ótimo mas é sempre bom ter cuidado na escolha pela Doula. Então eu vou dar algumas dicas para quem está procurando doulas.

– Entreviste: Faça uma entrevista, na sua casa ou na casa da Doula, pergunte sobre a vida profissional dela, o tempo que ela atua como doula, quais as formações acadêmicas, o que ela oferece, a experiência que ela tem, profissionais que ela trabalha..

Referências: Peça por referências, é como uma entrevista de trabalho e você é o patrão, ao invés de apenas um curriculum, peça telefone de outras gestantes, fotos de outros partos, vídeos. A cada ano o número de doulas aumenta em todo o Brasil, e qualquer um pode fazer o curso, então é muito importante que a gestante tenha atenção e cuidado.

Contrato: Pergunte se ela trabalha com contrato, peça para ler  ou para que ela envie por e-mail para que você possa ler em casa com calma. Leia os itens com cuidado, valores, formas de pagamento etc.

– Imprevistos: Caso algo aconteça com a Doula, veja se ela tem uma pessoa reserva para atender ao parto, se ela tiver filhos pergunte quem fica com os filhos, se ela tem essa disponibilidade de ficar horas em um parto.

Blog/Site: Pergunte se ela possui algum desses, é importante pois você pode saber mais sobre ela os seus serviços e conhecimento.

Lembre-se que essa profissional estará presente durante um momento muito íntimo e intenso, por isso é fundamental saber se ela tem preparo para isso, se ela possui o conhecimento necessário ( peça para ver o certificado do curso), não tenha vergonha em perguntar pois você precisa se sentir 100% confiante com essa pessoa. E por último sinta se você simpatiza com ela é fundamental!

 Doulas no Brasil: http://www.doulas.com.br/

 

 

Cristina Melo
Doula

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *