ADESIVO-PARA-LATINHA-CHEGUEI-MENINO-COD

Todo mundo sabe que bebês são lindos, fofos e que dão o maior trabalho! Não vamos mentir, muitas vezes chegamos a procurar o botão de desliga,  porque tem horas que ninguém sabe o que fazer.

A Sofia já tem 6 anos, então eu já não lembro mais como era exatamente cuidar de um bebê 24 horas por dia. Mas a dois anos minha irmã teve um bebê, e morávamos juntas, então vivenciei por um tempo tudo isso de novo. Ser madrinha, e titia, é totalmente diferente de ser mãe, a responsabilidade é muito menor e você não tem obrigações nenhumas.

Cuidando da Ana eu juntei algumas dicas que vou dividir com vocês, coisas básicas que fazem toda a diferença.

Se o seu bebê está chorando, elimine possibilidades:
1ª Fome
2ª Fralda Suja
3ª Frio ou calor
4ª Cólica ou outra dor;
5ª Sono;
6ª ATENÇÃO!

Sim, bebês também querem atenção, e muitas vezes tudo que eles precisam é de um colinho, uma canção e beijos. O Sling é uma peça maravilhosa para tudo isso, facilita a amamentação, protege do frio, alivia a cólica e supre as necessidades do bebê referentes a atenção e afeto.

Portanto se você checou todas as possibilidades e o seu bebê ainda chora, talvez ele só queira você. Outra coisa é que se você estiver muito nervosa o bebê sentirá isso, então vale a pena pedir a ajuda de um familiar para cuidar um pouco, assim você pode recuperar a sua paciência.

Meu bebê mama, dorme e 10 minutos depois quer mamar novamente, o que eu faço?
Provavelmente o seu bebê dormiu sem mamar o suficiente, portanto ele vai acordar com fome. Para evitar que ele durma, feche todas as janelas e portas de onde você estiver, tire um pouco da roupa do bebê e mexa nele durante a mamada. Ouça se ele engole, observe as bochechas ,elas não devem estar concavas. A mamada não tem uma duração exata, mas nenhum bebê mama durante 1 hora, eles ficam chupetando por 1 hora.

Meu bebê tem cólica, o que eu faço?
Eu jamais aconselho medicações, sou totalmente contra, a cólica é um processo e só é preciso paciência. É natural, o organismo do bebê é imaturo e esta sofrendo modificações, nem todo bebê tem cólica também.
As pessoas tem mania de dizer que tudo é cólica. Bebê de 3 dias de vida não tem cólica, ela aparece geralmente depois da 3 semanas de vida e pode durar até o 3º mês. Para aliviar o desconforto invista no banho de balde, paninho morno na barriguinha ( ou bolsa térmica para bebês), massagens de bicicletinha, Shantala. E o principal, paciência!!!

Como eu sei se o meu leite é suficiente?
Não existe leite fraco, mas para ter uma produção de leite adequada é preciso que a mãe se alimente bem, a cada 3 horas, beba bastante líquido e descanse!!! Principalmente no 1º mês, o resguardo que todos falam serve para que a mãe se adapte a nova vida e conheça o bebê. Deixa para sair mais tarde, trabalhar depois, esse primeiro mês é justamente  para criar vínculos. Se você seguir essas dicas, terá bastante leite.
Lembre-se que quanto mais o bebê mama, mais leite você produz.

DICAS: 
-Não exiga silêncio enquanto o bebê dorme, mas ele não precisa dormir ao som de escola de samba! Pense se fosse você dormindo, o ambiente do sono é fundamental para que o bebê consiga descansar o quanto precisa.
– Se você quer fazer cama compartilhada tudo bem, mas se quer que ele durma no berço é melhor acostumá-lo desde o primeiro dia, de que o berço é a cama dele. Mas de preferência, deixe o berço no seu quarto, ele se sentirá muito mais tranquilo, e estudos comprovam que até o terceiro mês de vida, é importante essa proximidade.
– Não faça o bebê dormir para depois colocar no berço, faça tudo que ele precisa e quando ele estiver sonolento coloque-o acordado, converse com ele e explique que é hora de dormir. O ideal é que ele adormeça sozinho (se você prefere que ele durma sem dormir no colo)

Não, não tem um manual, porque cada dupla (mãe e bebê) é diferente, e aos poucos vocês vão aprender tudo um com o outro.

Cris De Melo
Mãe da Sofia, dinda da Ana Clara
& Doula!

 


1 comentário

talita · 28 de junho de 2013 às 16:19

AMEI O Q VC POSTOU VOU FAZER ISSO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *