Se o bebê permanecer em apresentação pélvica (sentado) após 35 semanas, talvez algumas gestantes se preocupem em tomar condutas ativas para favorecer a mudança da orientação da criança. Bebês podem nascer de parto vaginal em apresentação pélvica, mas existe uma morbidade maior associada a esse nascimento (para a criança, pois para mãe o parto vaginal é sempre melhor, com raríssimas exceções).
A OMS recomenda que se tente a versão externa das crianças antes do parto, e se isso não resolver a apresentação, a cesárea é uma recomendação aceita universalmente. Se o bebê não virou, mas a gestante ainda assim quiser o parto vaginal, há profissionais no Brasil que tem experiência com o procedimento, e que podem atender o parto dessa forma, sem problemas maiores. Escolher um parteiro experiente é fundamental para o parto pélvico.Até aqui, falamos de assistência obstétrica à luz da medicina ocidental.
Dicas para virar o bebê:
  1. Conversar com a criança, pactuando a mudança de posição.
  2. Acupuntura com moxa (calor local) ( apenas profissionais qualificados podem realizar)
    3. Pulsatilla (remédio homeopático) ( médico prescreve) 

4. Aproximação de compressas quentes no hipogastro (“pé da barriga”) e bolsa de gelo no fundo uterino (onde a cabecinha ficou); a criança tende a se deslocar na direção do calor.
5. Os exercícios sugeridos por Naoli Vinaver, parteira mexicana muito conhecida.

Exercícios da Naoli:

– Ficar nessa posição por 20 minutos;

 

Segunda posição:


Terceiro exercício: engatinhar por 20 minutos

 
Após cada exercício, rebozo chacoalhando o quadril, ou a gestante mexer bem o quadril, como uma dança.
 
Se assim mesmo o bebê não virar, a versão externa feita pelo médico/parteiro em ambiente hospitalar é sempre possível.
Outras:

  • Deitar e ficar de lado, por 10 à 15 minutos, no escuro, com uma lanterna, colocar bem abaixo da barriga, a luz, e conversar com o bebê, indicando a posição correta, transmitir carinho, pode ser utilizada a voz do pai e da mãe e tb de irmãos… o bebê já reconhece! (Procure saber qual a posição do bebê pergunte ao seu obstetra para estimular corretamente).
  • Sentada na cama, apoiar um almofada nas costas, ouvir musicas relaxantes, fazer carinho na barriga indicando o caminho para a posição correta.
  • Todos os exercicios observar a respiração tranquila, enchendo bem os pulmões e soltando todo o ar….A família toda pode aproveitar esses momentos e tb participar…os resultados são fantásticos!É importante manter a confiança e acreditar que tudo dará certo, o bebê irá escolher a melhor posição!

    Fontes: Clique 1 ! Clique 2 !

    Cris De Melo
    Téc. Enfermagem & Doula!
Categorias: Relatos de Partos !!

5 Comments

Dona coruja · 24 de maio de 2013 às 3:41

meu bebê está sentado! Estou de 37 e ela ainda não se mexeu mesmo depois de todos os exercicios, tem algum outro exercicios?

Nivea Hernger · 17 de agosto de 2013 às 19:17

beba muita agua! o nenem q tem bastante liquido am. tem espaço para virar o quanto quiser!
o meu foi assim!

Marina Guerreiro · 22 de outubro de 2013 às 12:55

Adorei as dicas! Na minha última ultrassonografia, minha Helena estava pélvica. Já estamos, agora, com 32 semanas e ainda não fiz outra ultrassonografia. Vou investigar e ver em que posição ela está, caso ainda não tenha virado, no período certo, iniciarei os exercícios. 🙂

Marina Guerreiro · 22 de outubro de 2013 às 12:57

Naoli sempre esse anjo para as mamães. 🙂

O bebê virou! | Na Suécia · 30 de dezembro de 2014 às 9:21

[…] http://crisdoula.com/bebe-pelvico-como-virar/ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Relatos de Partos !!

Relato da Thayse – Nascimento Miguel – Parto Natural 23/11/2017

RELATO DO PARTO DO MIGUEL. Tempo de leitura: aprox. 10 min. A quem interessar… 22 de novembro 23:35h Vou dormir no sofá da sala com a Belinha e acompanhada da minha cunhada Cassia que fez Leia mais…

Relatos de Partos !!

Adeus 2017, muito obrigada famílias!!!

Hoje nasceu o último bebê previsto para 2017!! Ao total foram 66 bebês cheios de saúde este ano! Não conseguiria fazer uma colagem com todos, então peguei essas fotos que fui marcada no face e Leia mais…