Recentemente, Doulas, Obstetrizes, Enfermeiras Obstetras e Parteiras foram proibidas de acompanhar partos em hospitais do Rio de Janeiro. Além disso, o CRMRJ ( Conselho regional de medicina do RJ) proibiu que médicos atendam partos domiciliares, e que fiquem a disposição no hospital caso essa parturiente necessite de uma transferência.

O CRMRJ está tirando o direito de escolha das gestantes, está indo contra o que as evidências científicas comprovam, como os inúmeros benefícios de Doulas em partos. As pessoas mais atingidas com essa proibição absurda somos nós mulheres, que lutamos para termos nossos direitos e escolhas respeitados.

Por isso, venho pedir para que todas vocês e seus companheiros, assinem este abaixo assinado. Nós não vamos deixar barato!

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=265266RJ

Obrigada,

Cristina De Melo
Mãe da Sofia de 5 anos,
& Doula! 

 


1 comentário

Cintia Lima · 26 de julho de 2012 às 15:10

Primeiro queria dizer que acho ofensiva essa decisão. Gente, como são unidos esses médicos, heim… Já li matéria (meio antiga) até de quem nem obstetra é http://papodehomem.com.br/a-cilada-do-parto-domiciliar/ CONTRA parto domiciliar, chamando de CILADA, acredita?!?! Interessante, porque esses “Médicos”, tão unidos e solidários uns aos outros, são aqueeeeles que ficam de lado quando esquecem alguma coisa dentro de um paciente (tesoura, gase, bisturi e otras cositas más…). Ou aqueles que nem olham na nossa cara doente quando recorremos ao seu “profissionalismo e competência”. Ou ainda os que amputam e operam membros totalmente invertidos ou trocados??
Médicos, médicos, médicos… eles podem QUASE tudo! Tenho percebido em várias publicações a expressão “visão romântica” relacionada ao ato de PARIR! Calma lá… VISÃO ROMÂTICA???? Como assim???? O nascimento de um filho não é um ato submetido á conceitos, é um FATO N A T U R A L. O que acontece é uma questão de cultura, acredito. Tem mães que mesmo sabendo, estudando, focada mesmo na maternidade NÃO QUER parto natural, (ou pela questão da dor, do preparo, em fim, cada uma é cada uma) ok! Respeitemos a sua posição. Assim como tem mães que por motivo de complicações (agora tão em evidencia, não é mesmo!) falo das complicações REAIS MESMO, tem que fazer cirurgia e pronto, ok! O mundo não acabou por isso. Agora as que querem ter em casa, “não, essa, não”!! Por quê??
Mãe, que é mãe mesmo, quer SIM que seu filho nasça em segurança, não quer que ele corra riscos, em fim…. é prudente e responsável!! Não é cabível imaginar que uma gestante com a PA lá nas alturas ou com diabetes, finque o pé e diga: “Quero parir em casa, custe o que custar!!!”. Não é assim. A mãe que se dispõe a essa experiência já estudou muito para decidir o que julga mais saudável (pra si e seu rebento). Pré Natal tá aí pra isso, meu povo!! Parto em casa é para GESTAÇÕES DE BAIXO, ouviu… (BAIXO) RISCO!
A grande razão desse alvoroço todo é que eles não querem perder mercado! Siiiiim, nossa saúde virou moeda de troca, siiiiim! Foi assim com os medicamentos homeopáticos, com terapias holísticas (acupuntura, massoterapia, reflexologia, …) NINGÚEM (profissionais Naturologistas ou Naturólogos) pode receitar/consultar/aplicar nenhum dos citados, adivinhem SÓ quem pode…. claaaro: OS MÉDICOS. Entenderam onde quero chegar??
Gente, tem espaço pra todo mundo. Ninguém, que tirar o espaço de ninguém. Imagine a maravilha que seria se houvesse união dos envolvidos, ao invés dessa competição descabida. Doula ou parteira não pode, mas fotógrafo ….. ele pode!!!! HÃM?!?!
Tenho aplaudido de pé as mães que tem se pronunciado e exibido fotos, vídeos ou depoimentos de seus partos, porque com esse bombardeio de impressões negativas sobre o parto domiciliar (e também sobre o parto natural) é importante para as mulheres que ainda vão ter seus filhos, gestantes que buscam informação e a sociedade em geral percebam que também existe o outro lado, que deve ser respeitado. Nós não podemos ficar com impressão de que a escolha pela melhor forma de viver a experiência do parto é um CRIME ou fora dos padrões de conduta ACEITÁVEIS.
Não condeno mães que tiveram seu filhos cirurgicamente (este não exime a mãe de sentir o mesmíssimo amor por seu filho), ela pode achar melhor a cirurgia? pode! Pode não ter escolha, MESMO? Pode, claro que pode! Não quero levantar a bandeira de que TODAS, todas mesmo, tenham parto em casa ou natural, não! Mas quero sim, que aquelas (como eu) tenham o DIREITO de parir como bem achar deve! Lembrando, NENHUMA mãe põe em risco a saúde de seu filho, nenhuma!
Agora, se os hospitais não tem capacidade suficiente médicos para atender a demanda de nascimentos e não tem profissionais CAPACITADOS para fazer um parto natural DIGNO! Aí meu povo, por favor, “vamo” deixar a mulherada parir em casa mesmo, dignimente?? deixa ela bancar, escolher, se garantir e… ser feliz! Afinal, é isso que tooodas queremos, ver aquela carinha linda toooda inchada, encebada, chorando e saudável , da maneira que DEVE SER! Parabéns as mães, as doulas maravilhosas que são verdadeiros anjos na terra, as enfermeiras obstetrizes guerreiras, acompanhantes e médicos e médicas obstetras raaaaaaaaros, verdadeiras pérolas que respeitam a mulher e a todos aqueles que juntos, fazem desse momento, um ato divino, único, pessoal e particular.
Bjss Cris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *