Não, não é normal o bebê parar de mexer em nenhuma fase da gravidez. No final em especial é preciso ficar de olho mas a maioria das gestantes não sabe disso, já que todo mundo fala que o bebê para de mexer perto do parto. O movimento dentro do útero é um dos sinais de que o bebê está saudável, a partir de 38 semanas o bebê já não tem tanto espaço portanto pode se movimentar menos comparado a antes, mas não pode ficar sem mexer por muito tempo.

Uma coisa que eu aprendi com  uma obstetra é que quando  o bebê está muito quieto, a mulher deve comer algo de preferência doce, aguarde meia-hora e conte quantos movimentos o bebê faz no útero durante uma hora. Se esse número for inferior a 7  é melhor conversar com o obstetra e/ou ir para a maternidade dar uma olhada. Conversar com o bebê, colocar uma música alta próximo de onde está a cabeça, também pode ser eficaz.
A diminuição drástica dos movimentos fetais pode sinalizar uma insuficiência placentária entre outros problemas. Por isso o médico pode recomendar que a gestante siga para a maternidade para realizar um exame chamado cardiotocografia, que avalia:
– movimentos fetais (inclusive os que são tão sutis que a mãe não sente);
– contrações uterinas (se tiver);
– frequência cardíaca do bebê.

Nesse caso se detectado que a gravidez não pode continuar e é necessário interromper a gestação, a indução do parto é a primeira indicação. Caso essa opção não seja possível (bradicardia, frequência cardíaca não-tranquilizadora) pode ser indicação de cesárea.

Cristina De Melo
Doula

69 comentários

Os comentários estão fechados.