O bebê nasce, em um parto tradicional ou em uma cesárea ele vai logo para os braços da pediatra, ela vai secá-lo, aspirar as secreções em seus pulmões e boca, ouvir seu coração, mexer em cada membro para ver se não há um trauma, vai medi-lo e pesá-lo. Após examinar minuciosamente seu corpinho,  a auxiliar irá aplicar colírio de nitrato de prata em seus olhos, ou antibiótico oftalmológico que previne a conjuntivite neonatal causada pela clamídia e/ou gonorréia. Logo depois ele receberá uma injeção na perna com vitamina K para prevenir hemorragia, e então estará pronto para o banho. Após todos os procedimentos que ao total duram cerca de 1 hora, ele está pronto para conhecer a mamãe.

Mas será que esses procedimentos são necessários? Pode-se esperar para realizá-los, para que a mãe tenha primeiro o contato com o bebê?

Segundo a organização mundial de saúde esses procedimentos de rotina são sim necessários, mas não são urgentes e podem ser realizados após o contato com a mãe e amamentação, cerca de 1 a 2 horas após o parto. Em partos humanizados a ordem dessas ações são bem diferentes, o bebê nascido de parto normal não precisa ser aspirado de rotina, a pediatra pode examinar (se necessário) nos braços da mãe, inclusive aplicar o colírio  e a vitamina K. O banho pode ser adiado por horas ou até para o dia seguinte, deixando com que o bebê estabeleça a sua temperatura, absorva as vitaminas presentes no vérnix que cobre seu corpo e criando vínculo com a mãe. Só então quando a mãe for comer ou tomar banho, é que o bebê é examinado pela pediatra.

Por isso, antes de escolher a maternidade, procure saber quais são os procedimentos feitos de rotina, se eles aceitam mudanças conforme o que você tem planejado, e converse com seu obstetra.

Cris Doula.