Porque os bebês nascem com uma proteção natural – O VÉRNIX!!

Vérnix é um material gorduroso branco encontrado sobre a pele do bebê logo após o nascimento, que se forma pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem, atua como um creme evanescente que penetra nos poros ou é eliminado pelo contacto com as roupas.
Quando damos banho a um bebé-recém nascido estamos a tirar-lhe o MELHOR CREME do mundo, o vérnix que:

1. Atua como uma barreira contra a perda de água – Devido ao seu alto teor de água, o vérnix, atua como um agente de hidratação. A comparação com vários produtos para cuidados da pele mostrou que o vérnix tem uma maior capacidade de retenção de água, tem propriedades hidratantes e aumenta a plasticidade da pele do bebé. É o melhor creme para as necessidades da pele do recém-nascido!

2. É uma defesa natural contra possíveis infecções – Um estudo bioquímico observou que o vérnix atuar como uma barreira mecânica contra infecções bacterianas, e inibe o crescimento de bactérias, protegendo a pele do bebé.

3. Ajuda na Formação do manto ácido – No nascimento, o pH da superfície da pele é praticamente neutro (6,5). Aos poucos vai-se tornando mais ácidos. O pH da pele atinge 5,5, um nível ligeiramente ácido necessária para a defesa da pele, inibindo assim o crescimento de bactérias patogénicas. A acidificação também mantém a integridade da barreira epidérmica.

O desenvolvimento do manto ácido leva 2-8 semanas, dependendo da idade gestacional do bebé, mas pode demorar mais em áreas que estão sempre cobertas, como a zona da fralda. Sabemos que deixar o vérnix na pele dos recém-nascido ajuda à formação do manto ácido.

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde para os cuidados com o recém nascido, vão no sentido de que o vérnix não deve ser removido da pele e o banho deve ser adiada por, pelo menos, seis horas após o nascimento.

4. Contém melanina – que protege contra a radiação ultravioleta da luz solar.

5. Possui propriedades de cura – Foi observado que o vérnix contribui para a regeneração da pele. As suas propriedades de cura estão a ser estudadas para o tratamento de pacientes adultos com úlceras nos membros inferiores ou em feridas perineais após o parto. Também tem sido usado em pele com dermatite atópica, contra infecções bacterianas e no tratamento de pacientes com queimaduras.

Portanto, o vernix não é apenas importante para o recém-nascido, mas é um biomaterial natural de interesse para a ciência cosmética e outras disciplinas. A indústria cosmética e farmaceutica tem procurado criar preparações sintéticas que tentam reproduzir as propriedades deste “creme milagroso”

Os nossos filhos têm a sorte de ter nascido com este creme … Será que faz sentido privá-los do melhor produto para sua pele … que, é gratuito?

Fonte: Catarina Pardal


1 comentário

Os comentários estão fechados.