A vagina possui um grande número de terminações nervosas e paredes elásticas, que no estado natural tem menos cerca de 7 a 8 cm, mas quando estimulada pode ser grandemente aumentada. Essa elasticidade é fundamental na ocasião do parto, para a saída do bebê.

PORTANTO ela é feita para aumentar de tamanho para a passagem da cabeça do feto ( que também é feita para se moldar ao canal vaginal) e retorna ao seu tamanho original após o parto. Com isso, a vagina não fica larga após o parto!

Sabe-se que com os anos, o nosso assoalho pélvico ( conjunto de músculos,ligamentos e tecido de sustentação que reveste a abertura inferior da bacia) pode sofrer alterações, independente se você teve filhos e/ou por via vaginal. Se você está preocupada com como a sua vagina e sua vida sexual vai ficar após o nascimento de seu filho, converse com o seu obstetra, e se ele afirmar que você vai ficar larga, mude de médico.

Lembre-se, um exercício muito simples pode ajudar a prevenir problemas que naturalmente vem com o passar dos anos, um deles é o kegel.
É muito fácil, prático e rápido de fazer. A qualquer hora você pode contrair a sua vagina como se fosse segurar a urina, conte quantos segundos você consegue manter contraído e solte. Respire alguns segundos e faça novamente. Com o tempo será possível contrair cada vez mais.

Agora, esqueça esse medo, procure uma doula, e uma boa hora!

Cris Doula!


2 comentários

Os comentários estão fechados.