Postado em Especial: A hora P! Variados!

O que é Descolamento das membranas?

16 de janeiro de 2012 - 18:31

Muitas gestantes  não sabem o que é e nem para que serve o procedimento de descolar as membranas, e é na verdade uma maneira simples de induzir o parto sem medicações.  Para isso é preciso que a gestante tenha alguma dilatação ( cerca de 1 a 2 cm) , assim o médico poderá com o dedo descolar a bolsa amniótica, podendo assim estimular o corpo e desencadear o trabalho de parto. É importante deixar claro que descolamento das membranas é totalmente diferente de descolamento da placenta, que é uma emergência obstétrica.

O descolamento só é recomendado quando a gestação passa de 40 semanas e mesmo assim não deve ser realizado de rotina, é algo que o médico tem que discutir com ao casal, se eles desejam fazer ou não. Caso ela não queira,  pode aguardar o trabalho de parto natural até 42 semanas ( se os exames mostrarem que tudo esta bem).

O procedimento pode ser dolorido ( mas suportável) e pode causar um pouco de sangramento depois, além disso tem riscos como toda intervenção, uma delas é o rompimento da bolsa. Por isso é importante conhecer antes de fazer.Nem sempre o procedimento funciona e pode ser necessário descolar mais de uma vez.

Cris De Melo
Mãe da Sofia
& Doula!

 

Deixar comentário