Se o bebê permanecer em apresentação pélvica (sentado) após 35 semanas, talvez algumas gestantes se preocupem em tomar condutas ativas para favorecer a mudança da orientação da criança. Bebês podem nascer de parto vaginal em apresentação pélvica, mas existe uma morbidade maior associada a esse nascimento (para a criança, pois para mãe o parto vaginal é sempre melhor, com raríssimas exceções).
A OMS recomenda que se tente a versão externa das crianças antes do parto, e se isso não resolver a apresentação, a cesárea é uma recomendação aceita universalmente. Se o bebê não virou, mas a gestante ainda assim quiser o parto vaginal, há profissionais no Brasil que tem experiência com o procedimento, e que podem atender o parto dessa forma, sem problemas maiores. Escolher um parteiro experiente é fundamental para o parto pélvico.Até aqui, falamos de assistência obstétrica à luz da medicina ocidental.
Dicas para virar o bebê:
  1. Conversar com a criança, pactuando a mudança de posição.
  2. Acupuntura com moxa (calor local) ( apenas profissionais qualificados podem realizar)
    3. Pulsatilla (remédio homeopático) ( médico prescreve) 

4. Aproximação de compressas quentes no hipogastro (“pé da barriga”) e bolsa de gelo no fundo uterino (onde a cabecinha ficou); a criança tende a se deslocar na direção do calor.
5. Os exercícios sugeridos por Naoli Vinaver, parteira mexicana muito conhecida.

Exercícios da Naoli:

– Ficar nessa posição por 20 minutos;

 

Segunda posição:


Terceiro exercício: engatinhar por 20 minutos

 
Após cada exercício, rebozo chacoalhando o quadril, ou a gestante mexer bem o quadril, como uma dança.
 
Se assim mesmo o bebê não virar, a versão externa feita pelo médico/parteiro em ambiente hospitalar é sempre possível.
Outras:

  • Deitar e ficar de lado, por 10 à 15 minutos, no escuro, com uma lanterna, colocar bem abaixo da barriga, a luz, e conversar com o bebê, indicando a posição correta, transmitir carinho, pode ser utilizada a voz do pai e da mãe e tb de irmãos… o bebê já reconhece! (Procure saber qual a posição do bebê pergunte ao seu obstetra para estimular corretamente).
  • Sentada na cama, apoiar um almofada nas costas, ouvir musicas relaxantes, fazer carinho na barriga indicando o caminho para a posição correta.
  • Todos os exercicios observar a respiração tranquila, enchendo bem os pulmões e soltando todo o ar….A família toda pode aproveitar esses momentos e tb participar…os resultados são fantásticos!É importante manter a confiança e acreditar que tudo dará certo, o bebê irá escolher a melhor posição!

    Fontes: Clique 1 ! Clique 2 !

    Cris De Melo
    Téc. Enfermagem & Doula!

5 comentários

Os comentários estão fechados.