Trabalho de parto e parto são como pular de paraquedas. Você pode fazer aulas para se preparar. Você pode fazer um plano de parto detalhado. Ainda sim, pular apenas com o suporte de seu parceiro pode ser assustador. Até mesmo mães experientes podem se beneficiar ao ter uma doula. Saiba porque:

Benefício #1: Apoio contínuo

A maioria das mães concordam: As enfermeiras dos hospitais são anjos em roupas azuis. Infelizmente a demanda as enfermeiras é enorme. A doula está ali apenas para você. No trabalho de parto e nascimento, existem dois pacientes: você e o bebê. Enfermeiras e médicos precisam atualizar prontuários, monitorar o bebê etc. A doula está focada em você, do início ao fim.

Benefício #2: Trabalho de parto mais curto (e seguro)

Estudos mostram que trabalhos de partos acompanhados por doulas são 25% mais curtos. Quem não gostaria de ter isso?  “Partos longos podem ser desafiadores fisicamente e emocionalmente, mesmo se uma mulher estiver medicada e ”confortável”, diz  Ann Fulcher, CLE, CD, do programa  Hearts and Hands Volunteer Doula Program at the University of California, San Diego. Trabalhos de partos mais curtos são mais eficientes, e tem menos tempo para uma infecção ou complicação acabar se desenvolvendo diz Fulcher. Mulheres acompanhadas por doulas também são menos propensas a receber analgesia epidural, forceps e cesariana.

Benefício #3: Ferramentas legais

A mala de ferramentas de uma doula geralmente contém óleos, bolsas térmicas, e até uma bola suíça. Doulas também sabem qual posição pode diminuir a dor e aumentar a efetividade do parto. Sua mala de truques dá a você acesso a diversos materiais de ajuda. E se você não gostar da música que ela escolheu, ou achar a massagem desconfortável, sua doula receberá a crítica sem levar para o lado pessoal. Já seu marido? não tanto.

Benefício #4: Um começo inteligente

Mesmo se você fez cursos para gestantes e assistiu muitos vídeos de partos, você pode ser esquecer de tudo quando as contrações começarem. Doulas certificadas são treinadas a acompanhar nascimentos, e ficam a disposição durante todo o processo, além de ensinar como diminuir a dor de forma natural e como ajudar na amamentação. Além disso as doulas geralmente conhecem a gestante muito antes do parto, para criar vínculo, tirar dúvidas e ajudar nos planos. Isso faz com que todos estejam na mesma página

Benefício #5: Menos estresse

Mães que são acompanhadas por doulas afirmam terem menos estresse durante o parto. Quando você se sente estressada, seu corpo libera adrenalina, que em termos simples, a adrenalina suprime a ocitocina, que é o hormônio que faz o parto acontecer. Então se a mãe está ansiosa, assustada ou brava, os hormônios do estresse podem travar o parto.  “Nesse momento é que as doulas e seu apoio emocional entram,” diz Fulcher. Doulas  são importantes também em partos com medicações (induções) e partos cirúrgicos (cesáreas necessárias).

Para mais informações sobre doulas ou como achar uma doula visite: (Nos EUA) www.findadoula.com andwww.dona.org.
No Brasil: www.doulas.com.br

Doulas particulares geralmente cobram entre R$300 até R$1,000 dependendo da experiência e localização, says Lori Hill, CD, LCCE, Diretora de relações públicas do DONA internacional.

Mas antes de contratar uma doula, pesquise sobre:

  • Treinamento e certificados
  • Número de partos acompanhados
  • Estratégias calmantes favoritas
  • As opiniões sobre medicamentos no parto
  • Personalidade
  • Valores e formas de pagamentos
  • Doula Back-up

Não procure apenas por experiência, procure por paixão. Pergunte “Por que você se tornou doula?” ou “Qual a melhor parte do seu trabalho?” Suas respostas vão ajudar você a ver se ela é a doula certa para você.

Fonte: http://northstateparent.com/2012/03/eight-benefits-of-doula-support-during-labor/

Tradução: Cristina Melo (Doula)


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *